Audição

António Varela: notícia da TVI sobre Banif foi "criminosa"

António Varela: notícia da TVI sobre Banif foi "criminosa"

O antigo representante do Estado na administração do Banif, António Varela, definiu esta quinta-feira como "criminosa" a notícia da TVI, de 13 de dezembro de 2015, sobre uma à época eventual resolução do banco.

A "notícia criminosa da TVI", na perspetiva de António Varela, "teve impacto" na situação do banco: "É de facto responsável pelo que aconteceu, não tenho dúvidas", acrescentou o gestor, que está a ser ouvido desde cerca das 18 horas na comissão parlamentar de inquérito sobre o Banif.

A estação de Queluz de Baixo referiu nessa noite que o Banif ia ser alvo de uma medida de resolução, o que terá precipitado a corrida aos depósitos, cuja fuga foi próxima de mil milhões de euros nessa semana.

António Varela admite que sem a notícia da TVI pudesse ter sido criado um banco de transição para superar de outra forma os problemas no Banif, e acrescenta que a mesma refletiu-se "negativamente nas propostas apresentadas" para a compra da entidade.

Sobre eventuais crimes de abuso de mercado, o gestor diz esperar que o Ministério Pública "rapidamente chegue a conclusões".

"[A notícia] Pode ter vindo do acaso ou ter sido maldosamente colocada, e podemos ver vários tipos de interesse para que isso pudesse acontecer. E aí não posso especular", assinalou.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG