Economia

Número de desempregados há mais de dois anos em máximo histórico

Número de desempregados há mais de dois anos em máximo histórico

O desemprego de muito longa duração atingiu um novo máximo histórico no segundo trimestre deste ano, com 283 mil pessoas à procura de trabalho há mais de dois anos, indicam dados esta terça-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística.

Este número representa um aumento de 24,1 por cento relativamente ao trimestre anterior, e de 25,8 por cento relativamente ao mesmo trimestre de 2011.

Os dados do INE significam também que mais de um terço dos 827 mil desempregados no segundo trimestre estão à procura de trabalho há pelo menos dois anos.

Além destes trabalhadores, havia também no segundo trimestre outras 160 mil pessoas à procura de emprego num período entre 12 e 24 meses.

Segundo estes números, a taxa de desemprego de longa duração (isto é, a percentagem da população ativa sem emprego há mais de um ano) atingiu os 8 por cento, ou seja, mais de metade da taxa total.

A taxa de desemprego total no segundo trimestre chegou aos 15 por cento.

O Governo e a 'troika' têm manifestado "grande preocupação" e surpresa com a evolução do desemprego. Depois de rever os métodos de cálculo, o Governo prevê que a taxa atinja uma média de 15,5 por cento para o total de 2012, subindo para 16 por cento em 2013.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG