O Jogo ao Vivo

Economia

Número de inscritos nos centros de emprego sobe 23,4% em setembro

Número de inscritos nos centros de emprego sobe 23,4% em setembro

O número de inscritos nos centros de emprego aumentou 23,4% em setembro em termos homólogos e agravou-se 1,5% face ao mês anterior, para 683.557 desempregados, segundo o IEFP.

De acordo com a informação mensal publicada esta sexta-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), no final de setembro encontravam-se inscritos nos centros de emprego do Continente e das Regiões Autónomas mais 129.471 indivíduos do que um ano antes.

Face a agosto, o número de desempregados aumentou 10.136 pessoas.

Segundo o IEFP, o desemprego subiu em ambos os géneros face a setembro de 2011, mas especialmente nos homens, com o valor a aumentar 29,8%, enquanto nas mulheres o valor avançou 17,9%.

Por grupo etário, no período de um ano, o segmento jovem foi o que registou um maior agravamento, com um acréscimo de 28,7%, enquanto os adultos tiveram um aumento 22,6%.

Quanto ao tempo de inscrição dos desempregados, os inscritos há menos de um ano aumentaram 28,8%, enquanto os desempregados de longa duração registaram um acréscimo de 15,6%.

"O aumento percentual do desemprego foi mais significativo na procura do primeiro emprego, de 28%, do que naqueles que procuravam um novo emprego, de 23%", lê-se no documento.

PUB

De acordo com a análise dos técnicos do IEFP, todos os níveis de habilitação escolar apresentaram mais desempregados do que há um ano, mas o aumento percentual mais elevado verificou-se ao nível do ensino superior, com mais 45,2%, seguido do secundário, com 31,1%.

Por regiões, o número de desempregados inscritos aumentou em todas em relação ao ano anterior, com destaque para o Alentejo (35,1%), a Madeira (31,6%) e os Açores (31,5%).

No final de setembro, havia 12120 ofertas de emprego por satisfazer nos centros de emprego, uma descida de cerca de 7,5% em relação ao mês homólogo e um aumento de 1,4% face ao mês anterior.

Neste período, as colocações realizadas ao longo do mês de setembro alcançaram 6.201, uma queda de 6,4% em relação ao mês homólogo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG