Economia

Passos Coelho diz que impasse na Eslováquia lhe provoca um "ataque cardíaco"

Passos Coelho diz que impasse na Eslováquia lhe provoca um "ataque cardíaco"

A primeira-ministra da Eslováquia revelou, esta terça-feira, que Pedro Passos Coelho lhe telefonou para lhe dizer que o impasse em Bratislava lhe estava a provocar "um ataque de coração", noticia o "Financial Times" no seu sítio na Internet.

O Parlamento eslovaco rejeitou terça-feira o reforço do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, ameaçando o agravamento da crise da dívida na Zona Euro, noticiaram as agências internacionais.

Iveta Radicova é citada como tendo dito que foi contactada pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que lhe expressou a sua preocupação com o impasse e que o fundo era fundamental para permitir a consolidação das finanças portuguesas.

O resultado da votação implicou a queda do governo de centro-direita, que associara a aprovação do reforço do fundo a uma moção de confiança ao seu Executivo.

A Eslováquia é o único país da Zona Euro que ainda não aprovou o reforço do fundo de resgate europeu, que exige a unanimidade dos seus 17 Estados membros até meados de Outubro.

Mas já esta noite, a primeira-ministra cessante e o líder do principal partido da oposição acordaram em iniciar negociações com vista à aprovação do reforço do fundo de resgate europeu.

"Decidimos que temos de o fazer o mais rápido possível", afirmou Iveta Radicova, citada pela agência AP.

O líder do principal partido da oposição, o social-democrata Robert Fico, vincou que "a Eslováquia tem que aprovar o [reforço] do fundo".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG