Foi assim que, a norte, as PME rumaram ao crescimento

Foi assim que, a norte, as PME rumaram ao crescimento
Produzido por:
Brand Story

Desde o início de 2020 até junho de 2022, dezenas de ações contribuíram para capacitar micro, pequenas e médias empresas rumo ao crescimento, num projeto assente em três pilares: inovação, cooperação e capitalização.

Foi a pensar nas empresas, nos empresários e nos empreendedores da região Norte, independentemente do setor em que operassem ou a localidade em que estivessem inseridos, que surgiu o projeto Novo Rumo a Norte - Rumo ao Crescimento. Ao longo de três anos, foram realizadas dezenas de ações para ajudar as empresas a crescerem. Uma dessas atividades foi o "Roteiro para o Desenvolvimento Economico das NUT III", uma ação estruturante do projeto, com o objetivo de promover práticas de cooperação e coopetição entre PME.

Esta primeira ação realizou-se em três etapas: laboratórios de diagnóstico de necessidades empresariais e regionais, atividades dinâmicas para diagnosticar as lacunas no ecossistema de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial e apurar a informação de interesse para as empresas nos eixos da inovação, cooperação e capitalização; laboratórios de ação para o apoio ao desenvolvimento empresarial, que serviram para dar resposta às necessidades apuradas na atividade anterior, com o objetivo de promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de planos de ação para as empresas; e num estudo original produzido no âmbito do projeto.

Outra das iniciativas foi o "Núcleo de Empresas", um programa de consultoria coletiva, estrategicamente concebido para dar resposta às reais necessidades das empresas do Norte de Portugal. Para isso foram realizadas sessões temáticas de consultoria online sobre os seguintes temas: Gerir em Contexto VUCA: novos desafios, novas formas de pensar e fazer?; Financiamento & Capitalização: Instrumentos e Boas Práticas; Inovar no Marketing e Comunicação; Apostar no eCommerce; Estratégias para gerar lucro através de I&D; Logística e Mercados: Serviço, Digitalização e Integração da Supply Chain. No final de atividade foi lançado o e-book "Guia - Como comunicar o seu modelo de negócio".

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de inovação permanente e indutora de novos produtos, novas unidades de negócio, novas fontes de receita, melhorias de comunicação, novos modelos de negócio, mais sustentabilidade, mais criação de emprego, melhor posicionamento na cadeia de valor e mais oportunidades de operação em mercados internacionais, surgiram também as "Oficinas de Inovação", sessões temáticas de consultoria coletiva que tiveram como objetivo acelerar o processo de inovação no tecido empresarial.

Uma sessão sobre "Inovação Aberta", seis workshops denominados de "Estratégia e Ideação", "Ferramentas de Gestão de Projetos de Inovação", "Pessoas, Equipas e Colaboração", "Digitalização, Sustentabilidade e Economia Circular", "Marketing e Comunicação", "Prototipagem e Pitching" e uma sessão de apresentação de projetos fizeram parte da iniciativa.

No fim, este projeto distinguiu a capacidade empreendedora do Norte, reconhecendo e premiando oito empresas que sobressaíram pelo espírito empresarial e a capacidade de inovação. Bebest, Beyond Happiness, Iotech, Jordão, Laskasas, Lei - Agência de Documentação, Publireferência e Tintex Textiles foram as galardoadas.

Além destas ações, o projeto disponibilizou ainda às empresas três ferramentas de grande utilidade: a plataforma online do projeto, que já conta com 2.800 inscritos, uma newsletter enviada semanalmente com uma síntese de notícias e oportunidades para as empresas do Norte e ainda o serviço de helpdesk, uma ferramenta online de suporte às PME com uma taxa de resposta garantida em 48 horas, que atualmente já respondeu a 1.071 pedidos.

O projeto Novo Rumo a Norte - Rumo ao Crescimento foi desenvolvido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP) e cofinanciado pelo NORTE 2020, através do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG