O Jogo ao Vivo

"O Alvarinho é extremamente versátil."

"O Alvarinho é extremamente versátil."
Produzido por:
Brand Story

Pedro Soares, administrador delegado das Quintas de Melgaço, enaltece os fatores que fazem da casta Alvarinho uma casta capaz de conquistar até os consumidores mais exigentes.

Quintas de Melgaço é uma empresa pura e dura ou é algo mais? É uma paixão?

A Quintas de Melgaço é mais do que uma empresa, é uma família que reúne 530 famílias que nutrem uma dedicação extrema pelo cultivo da vinha, pela videira, o que torna esta uva numa Uva de Ouro. Se não houvesse essa dedicação, esse carinho, essa paixão, isso não seria possível.

Quando se fala de Alvarinho fala-se como se não se fala de outra casta, porquê?

A casta Alvarinho demonstra uma versatilidade imensa, desde vinhos mais frutados aos vinhos minerais. Ou seja, há toda uma diversidade que, dependendo muito da localização das vinhas e do terroir intrínseco à produção das mesmas, consegue tirar total partido das potencialidades da casta. O Alvarinho é extremamente versátil, acompanha pratos mais delicados e mais fortes.

O Vinhas Velhas é um bom exemplo daquilo que um Alvarinho pode ser?

O vinho Vinhas Velhas, que foi premiado, é um vinho no qual a uva é produzida numa única parcela, com vinhas com mais de 40 anos, um processo ainda extremamente recente no concelho de Melgaço. É um vinho extremamente delicado, bebe-se com prazer, gole a gole acaba por ser um prazer e um conjunto de emoções que tornam este vinho tão apreciado.

Os prémios que mencionou, e mais em concreto o Uva de Ouro, são uma forma de estreitar a relação com o consumidor?

Sem dúvida alguma que o Uva de Ouro se reveste de uma grande importância para as Quintas de Melgaço. E ao estarmos a divulgar os vinhos das Quintas de Melgaço, estamos a divulgar o território, estamos a divulgar os costumes e saberes locais, ou seja, acaba por se promover todo um concelho. E parabéns também ao Continente porque aposta, acima de tudo, nos produtores nacionais e, neste caso, produtores locais, e conjuga essa promoção a uma sabedoria e informação que é extremamente positiva para todos os consumidores.

Pedro Soares
Uma família que reúne 530 famílias que nutrem uma dedicação extrema pelo cultivo da vinha, pela videira, o que torna esta uva numa Uva de Ouro.