Economia

Paulo Marcos vence eleições para o Sindicato Nacional dos Quadros Bancários

Paulo Marcos vence eleições para o Sindicato Nacional dos Quadros Bancários

A lista B, encabeçada por Paulo Gonçalves Marcos, ganhou as eleições para os órgãos sociais do Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) até 2019, derrotando o histórico presidente Afonso Pires Diz, confirmou à Lusa fonte sindical.

Numa das eleições mais disputadas da história do sindicato, realizadas na sexta-feira, a lista liderada por Paulo Gonçalves Marcos teve 2.131 votos, enquanto a lista C, de Afonso Diz, obteve 1.794 votos, e a lista A, de Ana Cristina Gouveia, 1.414 votos.

Durante a campanha, Paulo Marcos prometeu que se fosse eleito mandaria fazer "uma auditoria independente para apurar a real situação patrimonial do SNQTB, SAMS Quadros e todas as empresas controladas pelo sindicato" e cortaria de imediato 40% das remunerações dos órgãos sociais.

Afonso Pires Diz está à frente do sindicato há 25 anos e, desde 2003, liderou a única lista que se apresentou a eleições.

Pelo caminhou ficou também a lista A, liderada por Ana Cristina Gouveia, que faz parte da atual direção do sindicato, mas que se distanciou da gestão com a qual tem sido crítica, acusando-a de "inércia" e de "falta de transparência".

O SNQTB foi fundado em 1983, contando com mais de 17 mil associados. Este é um dos sindicatos mais ricos do país, com receitas anuais de cerca de 50 milhões de euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG