Espanha

Pedido de ajuda português dá tranquilidade a Espanha

Pedido de ajuda português dá tranquilidade a Espanha

A ministra da Economia espanhola, Elena Salgado, declarou que Espanha não corre "nenhum risco" pelo facto de Portugal ter solicitado ajuda financeira à Comissão Europeia, um pedido que diz dar ao país mais tranquilidade.

Elena Salgado garantiu ainda que o Governo espanhol apoiará o pedido de Portugal, mostrando-se confiante que o processo se resolva "o mais rapidamente possível" e com "a maior satisfação" para os interesses de Portugal.

"Nós, neste momento, não estamos em nenhum risco pelo facto de Portugal solicitar a ajuda financeira. Uma vez que a solicita é certo que há garantias e, por isso, poderá a partir de agora fazer frente às suas obrigações com maior tranquilidade", disse Elena Salgado à Rádio Nacional de Espanha (RNE).

A governante considerou que a situação da economia espanhola se distancia da portuguesa, sendo "muito maior, mais diversificada e com mais potencial".

Ao mesmo tempo, considerou, Espanha tem avançado com reformas a "um ritmo muito maior" do que Portugal.

"Há um ano que aumentámos o ajuste das nossas contas públicas e, sobretudo, temos uma história de grandes crescimentos nos momentos bons da nossa economia e de excedente fiscal", disse.

O primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou, na quarta-feira, que o Governo fez um pedido de assistência financeira à Comissão Europeia, decisão que adiantou ter sido comunicada ao Presidente da República.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG