Mobi Awards

Porto e Coimbra à frente na mobilidade inteligente

Porto e Coimbra à frente na mobilidade inteligente

Porto e Coimbra venceram ex-aequo o prémio Cidades, enquanto o VW ID3 foi eleito o melhor carro elétrico do ano, nos Global Mobi Awards, a maior iniciativa em Portugal que premeia a mobilidade inteligente, organizada pelas marcas de informação Dinheiro Vivo e Motor24, do grupo Global Media.

O júri alargado, que inclui jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de Comunicação Social nacionais, incluindo o Jornal de Notícias, académicos e representantes de associações e empresas avaliou durante os últimos seis meses as 53 candidaturas apresentadas nas 10 categorias a concurso, tendo escolhido aqueles que mais se distinguiram pela inovação, pelo benefício público e pela qualidade das propostas.

O Porto foi distinguido com o projeto de partilha do espaço público IDEA, desenvolvido em cooperação com o CEIIA e com o IST-ID, e Coimbra pelo trabalho desenvolvido pelo SMTUC (Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra).

As vereadoras da mobilidade das respetivas autarquias, Cristina Pimentel (Porto) e Regina Bento (Coimbra) receberam os prémios entregues pelo Presidente do Conselho de Administração do Global Media Group, Marco Galinha.

Empresas e organizações
O setor da mobilidade tem sido também um motor de inovação, conforme demonstram os projetos e produtos das empresas vencedoras da categoria "Empresas/Organizações", a Go With the Flow e o prémio Cidadania, atribuído a Miguel Veríssimo, autor do projeto de protótipo Space on Wheels, um conceito inovador para a modularidade e multi-funcionalidade dos espaços sobre rodas.

Nos galardões reservados a veículos, produtos e serviços, o Volkswagen ID3 foi eleito como o Melhor Carro Elétrico, o Toyota Yaris Hybrid como Melhor Carro Híbrido e o Volvo XC40 Recharge como o Melhor Carro Híbrido Plug-In.

Favorito do público
Este ano o público foi chamado a participar numa votação eletrónica para escolher o seu preferido entre os candidatos a Melhor Carro Elétrico e a escolha recaiu sobre o Nissan Leaf. A marca nipónica venceu ainda o prémio Tecnologia Auto, atribuído ao inovador sistema de e-pedal.

PUB

Mas nem só de veículos de quatro rodas são feitos os prémios da mobilidade e, por isso, a bicicleta elétrica Beeq C800 Trekking foi a eleita na categoria Melhor Veículo LEV (Light Eletric Vehicle) e aplicação Evio-Electric Mobility foi distinguida na categoria Tecnologia de Mobilidade.

Finalmente, o prémio para a Tecnologia de Mobilidade foi atribuído à EVIO que desenvolveu uma plataforma e uma aplicação inteligente para o carregamento de veículos elétricos, capaz de fornecer serviços a todos os intervenientes no ecossistema da mobilidade elétrica.

Na cerimónia da entrega de prémios, Emanuel Proença, administrador da Prio, parceira da iniciativa, sublinhou o rápido crescimento do mercado de veículos elétricos em Portugal o que demonstra que a eletrificação do setor dos transportes é uma tendência que tem vindo a acelerar.

Marco Galinha, Presidente do Conselho de Administração do Global Media Group, reiterou o compromisso do grupo de media com a mobilidade sustentável em Portugal, de que os Global Mobi Awards Prio são exemplo, promovendo e estimulando a descarbonização dos transportes e uma mobilidade mais inteligente e feliz.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG