Economia

Portugal cai quatro lugares na lista de competitividade mundial

Portugal cai quatro lugares na lista de competitividade mundial

Portugal caiu quatro lugares na lista dos países mais competitivos em termos económicos, passando de 45.º, em 2011, para 49.º este ano, segundo o relatório global do World Economic Forum, divulgado esta quarta-feira, abaixo de países como a Malásia, Porto Rico, Estónia, Panamá, Azerbeijão e Brasil.

O relatório indica que "Portugal continua a sofrer da deterioração do ambiente macroeconómico - apesar do recente progresso no combate ao défice público - e um preocupante sistema bancário que fechou o acesso ao financiamento barato, afetando a capacidade das empresas locais para obter empréstimos para os seus projetos de investimento".

A queda de competitividade deve-se à crise da dívida soberana e à consequente "deterioração do ambiente macroeconómico" não só de Portugal, mas de todas as economias do Sul da Europa, refere o documento que será discutido, esta quarta-feira, em Lisboa.

PUB

Segundo o World Economic Forum, o mercado de trabalho em Portugal "é considerado demasiado rígido" e o "nível de concorrência" nas empresas "é baixo", principalmente pela "falta de liberalização de alguns serviços".

Perante este cenário, o relatório adianta que "as várias reformas estruturais recentemente implementadas estão direcionadas para abordar estas fraquezas", sendo que "garantir a sua correta aplicação será crucial para aumentar vantagem competitiva de Portugal e alavancar seus pontos fortes, como infraestruturas de alta qualidade e uma população altamente qualificada".

O documento alerta também que os cortes nos investimentos em termos de investigação e desenvolvimento "podem continuar a afetar a capacidade das empresas de inovar e, portanto, a capacidade do país para transformar sua economia e mover-se em direção a atividades de maior valor acrescentado".

Nesta lista elaborada pelo World Economic Forum, liderada pela Suíça como o melhor país do mundo em termos de competitividade, Portugal está abaixo de países como a Malásia, Porto Rico, Estónia, Panamá, Azerbeijão e Brasil, mas bate países como a África do Sul, Rússia, Argentina e Grécia.

Na tabela liderada pela Suíça seguem-se Singapura, Finlândia, Suécia, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Hong Kong e Japão.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG