Economia

Portugal é o quarto fornecedor europeu de vinhos para a China

Portugal é o quarto fornecedor europeu de vinhos para a China

Portugal é o quarto fornecedor europeu de vinhos para a China, com as exportações a crescerem 4% até agosto, face ao período homólogo, para 12.861 euros, disse à Lusa o presidente da Viniportugal, Jorge Monteiro.

"Portugal é o quarto fornecedor europeu para a China, incluindo Hong Kong e Macau. Em 2018 [até agosto] crescemos 4% em valor e 23,9% de aumento do preço médio, face ao período homólogo", disse Jorge Monteiro, em declarações à Lusa.

De acordo com os dados do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV), entre janeiro e agosto, as exportações para a China totalizaram 12.861 euros, valor que compara com os 12.370 euros registados em igual período do ano anterior.

PUB

Jorge Monteiro indicou que os principais destaques, dentro das exportações portuguesas para o mercado chinês, vão para os vinhos com Indicação Geográfica (5.090 euros) e com Denominação de Origem (3.435 euros), mas também para o vinho tinto, cuja cor, segundo a ideologia chinesa, "está associada à sorte".

O mercado chinês é "prioritário" para a Viniportugal, porém, tem "características especificas" que dificultam a entrada dos produtos nacionais.

"As feiras fazem parte da estratégia de internacionalização, mas algumas empresas participam uma vez [em feiras como a ProWine Xangai] e depois desistem, por exemplo, pela distância do mercado", referiu.

No entanto, o responsável notou que a presença portuguesa tem vindo a aumentar em eventos do setor, ressalvando que a Viniportugal não tem capacidade para levar um número "extraordinário" de empresas.

O presidente da associação garantiu ainda que os vinhos portugueses conseguem competir, em termos de qualidade, com os grandes produtores internacionais.

Apesar de não adiantar números, Jorge Monteiro frisou que o objetivo da associação até ao final de 2018 é "continuar a crescer devagar".

Criada em 1996, a Viniportugal é uma associação interprofissional para a promoção internacional de vinhos portugueses, reconhecida pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2015.

A missão da Viniportugal é promover a imagem do país enquanto produtor de vinhos de excelência, valorizando a marca vinhos de Portugal, conforme indicado na página da associação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG