Desemprego

Portugal iguala Irlanda no segundo lugar de países com mais desemprego

Portugal iguala Irlanda no segundo lugar de países com mais desemprego

A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em janeiro, chegando aos 14,8%, com o país a igualar-se à Irlanda, no segundo lugar da lista dos países da OCDE com mais desemprego. Espanha lidera a lista, com 23,3%.

De acordo com os dados divulgados, esta terça-feira, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a taxa de desemprego harmonizada em Portugal subiu de 14,6% para 14,8 % entre dezembro de 2011 e janeiro deste ano.

Este valor confirma os dados revelados pelo Eurostat no início do mês.

Portugal iguala-se assim à Irlanda, depois de ter ultrapassado a Eslováquia no mês passado, e sobe ao segundo lugar dos países mais castigados pelo desemprego entre os 24 países da OCDE para os quais existem dados disponíveis (de um total de 34 países de todo o mundo).

Pior que Portugal, segundo os cálculos da OCDE, está Espanha que lidera a lista dos países com o desemprego mais elevado, com uma taxa bem superior à dos restantes, de 23,3% da população ativa (contra os 23,1% observados em dezembro).

Na Irlanda, a taxa de desemprego subiu dos 14,7% para os 14,8%.

Em termos homólogos, Portugal sofreu em janeiro a segunda maior subida do desemprego entre os 24 países analisados pela OCDE (2,5%), depois de Espanha (onde o desemprego aumentou 2,7%).

PUB

A taxa de desemprego em dezembro manteve-se estável na média dos países da OCDE (nos 8,2%), subindo no conjunto dos países da zona euro para os 10,1%.

Nas sete maiores economias da organização (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), a taxa de desemprego manteve-se igualmente estável nos 7,5% em janeiro.

De acordo com as estimativas da OCDE, em janeiro, havia 44,8 milhões de pessoas desempregadas na região, menos 0,3 milhões em comparação com o mesmo mês de 2011, mas superior em 13,8 milhões de pessoas face a janeiro 2008.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG