Juros

Portugal já financiou 93% da dívida prevista para 2010

Portugal já financiou 93% da dívida prevista para 2010

Portugal já colocou no mercado 93% da dívida prevista para este ano, disse hoje o presidente do Instituto de Gestão do Crédito e da Dívida Pública, Alberto Soares, em entrevista à agência financeira Bloomberg.

O responsável pela colocação de dívida pública no mercado externo manteve a intenção de se financiar junto de investidores, apesar da subida das taxas de juro na última semana e da melhoria na sexta feira e hoje.

Nos comentários feitos à Bloomberg, Alberto Soares disse que o leilão de Obrigações do Tesouro desta semana deverá ser o último este ano.

Portugal está a tentar diversificar a "base de investidores", afirmou o responsável, acrescentando que o plano de financiamento total será conhecido depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2011.

Os juros pagos por Portugal para garantir a compra de dívida pública por parte de investidores externos estão hoje a manter a tendência de descida registada na sexta feira, dia em que foi interrompida uma série de sete subidas consecutivas.

As declarações de Alberto Soares surgem no dia em que os juros exigidos pelos investidores para comprarem dívida pública nacional atingiram um novo máximo, de 6,8%.

Outras Notícias