Economia

Portuguesa de Vila Real com 227 milhões no HSBC Suíça

Portuguesa de Vila Real com 227 milhões no HSBC Suíça

Uma desconhecida de Vila Real lidera a lista de cidadãos portugueses com mais dinheiro no ramo suíço do banco HSBC, envolvido num esquema de evasão fiscal. Mas há mais portugueses na lista com muitos milhões depositados e quase todos são desconhecidos.

Sílvia Ruivo Caçador, com 227 milhões de dólares depositados, era a portuguesa com a maior fortuna no HSBC Suíça de acordo com os dados relativos aos anos 2006 a 2007. Esta residente em Vila Real é, de acordo com a lista divulgada esta terça-feira pelo jornal "Maka Angola", seguida por outros ilustres desconhecidos: Joaquim António Amaro da Cruz, de Castelo Branco, com um total de 223 milhões de dólares em duas contas separadas e Rosa Maria Pinho Amaro da Cruz da Silva, de Santos-o-Velho, com 185,9 milhões de dólares, também em duas contas.

Os nomes dos depositantes portugueses foram divulgados esta terça-feira pelo "Maka Angola" citando a lista obtida pelo jornal francês "Le Monde" e disponibilizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação.

O "Maka Angola" refere ainda que a Espírito Santo Activos Financeiros, SGPS, SA, que integra o universo de empresas do Grupo Espírito Santo, é o maior depositante institucional português, com 174,5 milhões de dólares. Por sua vez, a Espírito Santo Activos Financeiros Asset Management surge noutra rubrica, com outro código bancário, e um depósito de igual valor, 174,5 milhões de dólares, totalizando 350 milhões.

Américo Amorim, apontado como o detentor da maior fortuna de Portugal, aparece também na lista com uma quantia pequena: cinco milhões e 783 mil dólares. Em declarações citada esta terça-feira pelo "Diário Económico", Américo Amorim negou a titularidade desse depósito e disse que "não é possível" que o seu nome conste da lista do HSBC Suíça.

No total, afirma ainda o "Maka Angola", foram identificados 611 clientes ligados a Portugal - quer através da nacionalidade, quer da residência - e que totalizam depósitos no valor de 969 milhões de dólares.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG