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Quase 300 mil famílias deixaram de pagar créditos

Quase 300 mil famílias deixaram de pagar créditos

Os bancos abriram, no primeiro semestre deste ano, 291,3 mil processos de acordo extrajudicial com famílias que já não conseguiam pagar os seus créditos.

O montante global envolvido nestes processos supera os 1200 milhões de euros, segundo dados que constam da "Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental", ontem divulgada.

Tanto no crédito ao consumo, como no crédito à habitação, registaram-se descidas no incumprimento das famílias, devido à adesão às moratórias.

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"No crédito aos consumidores, as instituições reportaram ao Banco de Portugal o início de 274 748 processos PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento), o que representa um decréscimo de 6,2% em relação ao semestre anterior", adianta o supervisor no relatório.

Acrescenta que "estes processos englobavam 232 527 contratos de crédito e um montante global em dívida de 611,6 milhões de euros".

No crédito à habitação e hipotecário, os bancos comunicaram a abertura de 16 581 processos PERSI, o que corresponde menos 5,8% relativamente ao semestre anterior.

"Estes processos envolviam 13 654 contratos de crédito e um montante total em dívida de 626,8 milhões de euros", aponta o supervisor.

No primeiro semestre deste ano, foram concluídos 15 363 processos PERSI, relativos a 11 544 contratos de crédito para compra de casa e a um montante total em dívida de 526,1 milhões de euros.

Regularizações

Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, o incumprimento foi regularizado em 73,2% dos processos encerrados, o que compara com 66,8% no segundo semestre de 2020.

No mesmo período, as instituições financeiras concluíram 266 224 processos PERSI relativos a 215 769 contratos de crédito aos consumidores, correspondentes a um montante total em dívida de 534,4 milhões de euros.

O incumprimento foi regularizado em 43,5% dos processos concluídos, face a 43,9% no semestre precedente.

Menos reclamações

No 1.º semestre, o BdP recebeu 9646 reclamações de clientes bancários, tendo a média mensal de reclamações descido 1,9% quando comparada com a média mensal de 2020.

Processos

O BdP anunciou ter instaurado 57 processos de contraordenação contra 23 instituições financeiras nos primeiros seis meses.

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