crise

Recessão em 2012 vai ser menor que esperado mas economia cresce apenas 0,2% em 2013

Recessão em 2012 vai ser menor que esperado mas economia cresce apenas 0,2% em 2013

A Comissão Europeia está menos pessimista quanto à recessão em Portugal para este ano, mas reviu em baixa as previsões para uma retoma "modesta" da economia em 2013.

No seu relatório da quarta revisão do memorando de entendimento entre Portugal e a 'troika' (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu), hoje divulgado, a Comissão projeta uma "recessão mais moderada do que o previsto" na economia portuguesa em 2012: em vez da quebra anteriormente prevista de 3,3 por cento, Bruxelas espera agora que o Produto Interno Bruto de Portugal se contraia 3,0 por cento este ano.

Para 2013, a previsão da Comissão mantém-se "basicamente inalterada" -- em vez de um crescimento de 0,3 por cento, a Comissão prevê agora uma retoma de 0,2 por cento.

Estes valores estão essencialmente alinhados com as atuais projeções do Governo.

A Comissão reviu significativamente as suas projeções para o desemprego, também aqui em linha com os números adiantados pelo Governo: Bruxelas espera agora que a taxa em 2012 seja 15,4 por cento, crescendo para 15,9 por cento em 2013.

Na sua avaliação à quarta revisão do memorando de entendimento, Portugal está a fazer uma aplicação "sólida" do programa da 'troika', mas "os riscos aumentaram nos últimos meses", referem ainda.

Ainda hoje, pelas 15:00 de Lisboa, será divulgada a avaliação do FMI à quarta revisão do memorando.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG