Queixas

Reclamações no setor do turismo estão a aumentar

Reclamações no setor do turismo estão a aumentar

O verão está a chegar e são muitos os portugueses que andam a riscar os dias do calendário para que as tão desejadas férias cheguem.

Mas às vezes o sonho transforma-se em pesadelo: os consumidores acreditam ter pago por determinado serviço mas, por vezes, quando chegam ao destino, a realidade apresenta-se muito longe das expectativas criadas. Prova disso é o aumento das reclamações no setor do turismo que a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) tem vindo a receber.

Em 2017, a Defesa do Consumidor recebeu 4281 reclamações, de acordo com dados que foram cedidos ao JN/Dinheiro Vivo. Este número subiu para 4650 no ano passado, quando houve quase dez milhões de hóspedes nacionais a pernoitar nos estabelecimentos de alojamento turístico em Portugal.

O ano de 2019 ainda vai a meio e os dados mais recentes são relativos aos quatro primeiros meses: o número de queixas ascendeu já a 1654, mais 273 do que nos primeiros quatro meses de 2018 e mais 422 do que no período homólogo de 2017.

Tipicamente, o grande período de férias dos portugueses acontece no verão. Contudo, entre o final do primeiro trimestre e abril a Páscoa é uma época que convida os portugueses a uma escapadinha, procurando muitas vezes destinos de sol e praia.

Entre as queixas mais comuns, segundo a Defesa do Consumidor, estão os timeshare (produtos de férias de longa duração) e os cartões de férias. Há cerca de dois anos, que a Deco já alertava para a importância de os consumidores entenderem as diferenças entre o que é o direito real de habitação periódica (que dá direito a ocupar um local de férias equipado todos os anos, durante um período de tempo definido), direito real de habitação turística (que permite a utilização de um ou mais alojamentos, por mais do que um período de ocupação) e cartões de descontos em férias.

Além disso, a Deco tem também sido contactada por consumidores que apresentam reclamações associadas com agências de viagens e também viagens organizadas, em que os portugueses acreditam que o pacote de férias apresentado não corresponde ao contratualizado. Os portugueses também se queixam da qualidade do serviço prestado nos hotéis e alojamentos turísticos.

DETALHES

Timeshare é uma das queixas

Entre as reclamações mais frequentes que chegam à Deco, estão os "timeshare" (produtos de férias de longa duração) e os cartões de férias.

Pacotes mais visados

Os consumidores estão a apresentar reclamações relacionadas com agências de viagens e também viagens organizadas, em que acreditam que o pacote de férias apresentado não corresponde ao contratualizado. A qualidade do serviço prestado nos hotéis e alojamentos turísticos é também uma das reclamações comuns junto da Deco.

Mais queixas

Em 2018, com cerca de dez milhões de dormidas, houve 4650 queixas. As reclamações recebidas nos primeiros quatro meses deste ano mostram uma tendência de subida de queixas no setor do turismo.

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