Economia

Recurso à ajuda externa é uma questão política, diz presidente dos Bancos

Recurso à ajuda externa é uma questão política, diz presidente dos Bancos

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos, António de Sousa, disse, terça-feira, que um eventual pedido de ajuda internacional é uma decisão política, frisando que os bancos portugueses já estão a receber apoio do BCE.

"O recurso ao fundo de resgate é uma questão política", afirmou aos jornalistas António de Sousa, à margem de uma audição no Parlamento dedicada aos serviços bancários mínimos.

"Já estamos a ter apoio internacional", sublinhou o responsável, que se referia ao financiamento que os bancos portugueses têm obtido junto do Banco Central Europeu (BCE).

Questionado sobre se é partidário, ou não, de um recurso de Portugal ao Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), o presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) escusou-se a responder, reforçando tratar-se de uma decisão política.

Corte de "rating" aos bancos não surpreende

Quanto ao recente corte do 'rating' da generalidade dos bancos portugueses, o presidente da APB não ficou surpreendido.

"Depois do corte do 'rating' da República, era inevitável que o 'rating' da banca descesse. Não fiquei nada surpreendido. É algo que acontece quase automaticamente", disse.

PUB

Questionado sobre se este novo corte de 'rating' vai complicar ainda mais a vida dos bancos portugueses no que toca à sua capacidade de se financiarem no mercado, António de Sousa, que falava à margem de uma audição no Parlamento dedicada aos serviços bancários mínimos, frisou que "o mercado está fechado há 13 meses".

E revelou que não vê neste momento qualquer hipótese de que o mercado de financiamento se abra para os bancos portugueses no curto prazo.

Ainda assim, António de Sousa disse estar convencido que os bancos portugueses conseguirão alcançar bons resultados nos testes de resistência que vão ser novamente feitos em termos europeus, com critérios mais rígidos do que os realizados no ano passado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG