Emprego

Região Norte "mais rápida" a recolocar desempregados no mercado de trabalho

Região Norte "mais rápida" a recolocar desempregados no mercado de trabalho

Os desempregados tiveram, no ano passado, mais sucesso em encontrar trabalho no Norte do país do que no Sul, e também nessa região o tempo de recolocação foi mais curto, segundo dados da Transitar, especialista em transição de carreiras.

Em 2011, a empresa recolocou com sucesso no mercado de trabalho da região Sul 72% dos candidatos de "outplacement", enquanto no Norte recolocou 88%. Também o tempo médio de colocação de 6,4 meses no Norte foi inferior ao do Sul, que é de 5,2 meses.

"Uma das razões é porque no Norte há mais indústria exportadora, e esta tem sido menos castigada pela crise", explicou Yves Turquin, director executivo da Transitar.

As mulheres candidatas tiveram menos sucesso, com uma taxa de 77%, do que os homens, com 78%, quanto os candidatos com mais de 45 anos tiveram uma taxa de sucesso de 69% enquanto os de idade inferior chegaram aos 84%.

"Ao contrário do que se diz, a verdade, comprovada pelos números, é a de que dois terços dos candidatos com mais de 45 anos tiveram sucesso", comentou aquele responsável.

O tempo médio de recolocação tem aumentado nos últimos anos, passando de 5,2 meses em 2009, para 5,8 meses em 2010 e 5,9 meses no ano passado.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG