Economia

Risco da dívida portuguesa é o 4º que mais sobe no mundo

Risco da dívida portuguesa é o 4º que mais sobe no mundo

O risco da dívida portuguesa é o quarto que mais sobe no mundo esta manhã, colocando Portugal na sétima posição da tabela mundial dos países com maior risco de incumprimento.

 

Os 'Credit Default Swaps' (CDS) associados aos títulos de dívida portugueses a cinco anos subiam 3,8 por cento relativamente ao fecho de segunda feira, situando-se nos 278,33 pontos base, quando na segunda feira, sensivelmente à mesma hora, estavam nos 245,00 pontos base.

A Argentina lidera a lista dos países cujo risco de incumprimento mais sobe hoje, seguida pela Irlanda e pela Hungria.

Assim, para segurar dívida pública portuguesa com maturidade a cinco anos no valor de 10 milhões de euros, os investidores teriam de pagar um seguro anual a rondar os 278 mil euros.

O custo dos CDS associados à dívida pública portuguesa chegou a superar os 400 pontos base nas últimas semanas, mas aliviou bastante com o anúncio das medidas de austeridade lançadas pelo Governo para combater o défice excessivo das contas públicas.

Quanto aos juros da dívida soberana a 5 anos, situam-se hoje nos 3,54 por cento, ligeiramente abaixo dos 3,57 por cento registados na segunda feira, à mesma hora.

PUB

O prémio pedido pelos investidores para comprarem dívida portuguesa em vez da dívida alemã está em 186,7 pontos base, de acordo com os dados da agência Bloomberg, demonstrando ainda a existência de preocupação dos investidores com a economia portuguesa, mas menor do que a já verificada.

A 7 de maio os juros subiram para um novo máximo histórico, alcançando os 6,053 por cento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG