Aviação

Passageiros protestam contra cancelamento de voos da Ryanair

Passageiros protestam contra cancelamento de voos da Ryanair

Passageiros têm direito a escolher entre um novo voo ou reembolso total.

A Ryanair anunciou sexta-feira que vai cancelar cerca de dois mil voos até finais de outubro, de modo a que a empresa consiga "melhorar a sua pontualidade", cujos índices baixaram dos 90% para os 80%.

A transportadora adianta, no entanto, estar a fazer os possíveis para minimizar os transtornos dos passageiros. "Todas as pessoas que têm o voo cancelado estão a ser colocadas no voo seguinte para o mesmo destino, ou é-lhes oferecida a possibilidade de um reembolso total", adiantou fonte oficial da companhia irlandesa ao JN/Dinheiro Vivo.

As queixas e dúvidas de passageiros não se fizeram esperar, com muitos a protestarem nas redes sociais que só foram avisados do cancelamento do voo na véspera. Quanto às estimativas do número de voos ou de passageiros que serão afetados em Portugal pelos cancelamentos previstos, bem como os destinos mais lesados com a decisão, a Ryanair não se pronunciou, pelo menos, até ao fecho desta edição.

Mas, em média, deverão ser cancelados entre 40 e 50 voos por dia (a partir dos diferentes aeroportos onde a Ryanair opera) ao longo das próximas seis semanas.

Olhando para a frota de Boeing B737 (cada um com 180 lugares) que a empresa tem ao seu dispor, esta decisão poderá traduzir-se na retirada do mercado de 302 mil a 378 mil lugares. No entanto, e de acordo com a Ryanair, a quantidade de voos cancelados deverá representar "menos de 2%" da sua operação total.Em relação à quebra assumida nos índices de pontualidade, justifica-se com as greves, condições climatéricas desfavoráveis e obrigação de respeitar as regras de voo de pilotos e tripulações, tendo em conta que irá alterar o ano fiscal, para coincidir com o ano de calendário.

Por outro lado, a Ryanair lembra também que atingiu níveis recorde durante o verão, com 12,6 milhões de passageiros transportados em julho e outros 12,7 milhões em agosto. v