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Seis conselhos para quem tem cartões de crédito ou débito

Seis conselhos para quem tem cartões de crédito ou débito

Banco de Portugal explica alguns aspetos básicos sobre cartões de crédito ou débito. Cuidados e alertas importantes para quem tem conta bancária.

Os instrumentos de pagamento permitem movimentar fundos a partir de uma conta de pagamento ou de moeda eletrónica. Ao longo dos últimos anos registou-se uma mudança significativa nos hábitos de pagamento em Portugal: os instrumentos de pagamento eletrónicos ganharam importância (cartões, débitos diretos e transferências a crédito) e os cheques, pelo contrário, conheceram uma redução significativa.

Representando 73% do número de meios de pagamento em Portugal, é útil ter em atenção alguns conselhos dados pelo regulador quanto aos cartões.

1) Os prestadores de serviços de pagamento não são obrigados a disponibilizar cartões aos seus clientes, nem a renová-los. Mas há uma exceção: se for titular de uma conta de serviços mínimos bancários, têm de fornecer-lhe um cartão para movimentar essa conta.

2) Também não podem enviar-lhe cartões de pagamento que não pediu, a menos que se trate da renovação de um cartão em utilização pelo cliente.

3) O cartão está a demorar demasiado tempo a chegar? Contacte o seu banco.

4) Memorize o PIN e destrua o envelope que trazia o código. Assine no verso.

5) Nunca escreva o PIN no próprio cartão, nem noutro suporte que mantenha próximo do cartão (por exemplo, num papel ou no telemóvel).

6) Guarde os dados do seu cartão, bem como o contacto do emitente.

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