Covid-19

SIBS garante que não vai faltar dinheiro nos multibancos

SIBS garante que não vai faltar dinheiro nos multibancos

Face à preocupação de alguns clientes com a eventual dificuldade de acesso a serviços bancários, e mesmo o levantamento de valores nas máquinas, o Banco de Portugal e a SIBS tranquilizam a população.

As caixas multibanco não vão ficar sem abastecimento de notas, mesmo que seja declarado o estado de emergência, garantiu, ao JN, fonte da SIBS.

A entidade gestora da rede Multibanco em Portugal não abastece diretamente as máquinas, sendo tal serviço realizado pelos próprios bancos, contudo acompanha em tempo real o funcionamento das mesmas e assegura não ter conhecimento de "qualquer plano de contingência de qualquer banco que passe pela interrupção do abastecimento das máquinas".

Segundo fonte de um dos maiores bancos a operar em Portugal, não há "qualquer falha no abastecimento" das máquinas.

"Pelo contrário, temos informação de que o serviço está a funcionar em pleno e que não há grandes episódios de interrupção de fornecimento ou de indisponibilidade", confirmou a SIBS.

"Mesmo que venha a ser declarado estado de emergência, esse é o tipo de serviço que tem de funcionar em continuidade e cujos trabalhadores estarão autorizados a andar na rua, portanto não vai deixar de haver dinheiro nas máquinas", assegurou.

A maioria dos bancos divulgou planos de contingência que preveem a diminuição do contacto pessoal nas agências, limitando o número de clientes que podem aceder em simultâneo, encaminhando a maioria dos assuntos para os contactos online ou telefónicos.

O Banco de Portugal (BdP) esclareceu "os clientes bancários continuam a ter total acesso ao dinheiro disponível nas suas contas, quer através da rede de caixas automáticas, quer realizando as operações de pagamento via canais digitais, quer ainda, se necessário, aos balcões". O banco central pediu ao público em geral que "restrinjam a ida aos balcões ao estritamente indispensável".