Economia

Solidez financeira de Espanha é "essencial para a estabilidade" do euro

Solidez financeira de Espanha é "essencial para a estabilidade" do euro

O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, disse, esta segunda-feira, que a solidez financeira de Espanha é "essencial para a estabilidade da zona euro", demonstrando confiança no executivo liderado por Mariano Rajoy para enfrentar a situação no país.

Recordando que muitos dos problemas espanhóis são também vividos a nível europeu, Durão Barroso destacou o desemprego jovem, uma das prioridades que levará, esta segunda-feira à tarde, ao primeiro Conselho Europeu do ano, que decorre na capital belga.

O presidente do executivo comunitário falava em conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, depois de um encontro decorrido em Bruxelas.

"Não é aceitável que quase um em quatro jovens europeus se encontrem sem trabalho", advertiu Durão Barroso, que vai propor aos líderes dos 27 a criação de equipas de acção com participantes de Bruxelas, das autoridades nacionais e de interlocutores sociais.

Espanha, enfatizou Durão Barroso, tem um "papel central na construção europeia" e um "diálogo intenso e construtivo" com a Comissão e restantes parceiros europeus é essencial para a estabilidade do país e da zona euro no geral.

O presidente do executivo comunitário saudou ainda os esforços espanhóis para conter o défice público do país.

Desde que tomou posse, o novo governo espanhol avançou com um amplo pacote de medidas, incluindo decisões imediatas para conter os gastos públicos e, a médio prazo, para alterar o mercado de trabalho, reformar a administração pública e concluir o saneamento do sector financeiro.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG