Portugal Mobi Summit

Soluções da EDP para a mobilidade elétrica estão entre os vencedores nacionais dos World Summit Awards

Soluções da EDP para a mobilidade elétrica estão entre os vencedores nacionais dos World Summit Awards

Oito tecnologias portuguesas vão agora disputar o prémio mundial, que distingue as melhores inovações digitais com impacto social. EV.X e EV.Charge são as aplicações da EDP, que venceram nas categorias Ambiente e Energia Verde e Comunidades e Urbanizações Inteligentes.

Já são conhecidos os oito vencedores que vão representar Portugal na edição de 2020 dos World Summit Awards (WSA), uma iniciativa que envolve 180 países e distingue as melhores inovações digitais com impacto social. A EDP está entre os selecionados com duas aplicações para apoiar a adoção da mobilidade elétrica. São elas a app EDP EV.X, que venceu na categoria de Ambiente e Energia Verde, e a EDP EV.Charge - Solução de Condomínios, que ganhou na categoria de Comunidades e Urbanizações Inteligentes.

A aplicação iLoF, uma base de dados virtual, que disponibiliza biomarcadores de diversas doenças (Saúde e Bem-Estar), LUGGit, uma plataforma que permite aos viajantes requisitar um serviço de recolha e entrega de bagagens em tempo real (Cultura e Turismo) ou E Wearable Braille SOS, um dispositivo para apoiar as populações cegas ou surdas a solicitar ajuda onde quer que estejam (Inclusão e Empoderamento) são algumas das outras soluções selecionadas entre 44 candidaturas válidas.

O prémio, que conta com o patrocínio das Nações Unidas, é promovido e organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC). Os projetos portugueses foram selecionados por um júri presidido por Sandra Fazenda (APDC) e ainda pelo ex-ministro da Educação Roberto Carneiro, contando ainda com outros 16 membros das áreas de comunicação social e empresarial.

As oito tecnologias nacionais vão agora competir com os finalistas dos outros 180 países. Até ao final do ano, serão escolhidas as oitos melhores inovações a nível mundial por cada categoria. As grandes vencedoras deverão ser conhecidas até ao primeiro trimestre do próximo ano e apresentadas no WSA Global Congress.

"Para a EDP, este é um reconhecimento muito importante do caminho que tem vindo a traçar na promoção da mobilidade elétrica em Portugal", afirmou uma fonte da empresa, destacando os tarifários competitivos, bem como as soluções e produtos desenvolvidos com o objetivo de facilitar a adoção de veículos elétricos e do seu carregamento, dentro e fora de casa.

A aplicação EV.X, que ganhou na categoria Ambiente e Energia Verde, foi desenvolvida pela EDP para smartphones e simula o perfil de consumo de um condutor se ele aderisse à mobilidade elétrica. Os utilizadores desta app, aliás, já fizeram mais de 430 mil viagens, percorrendo cerca de 8 milhões de quilómetros, numa média de quase 19 quilómetros por viagem. Significa isto que, se estas deslocações fossem feitas em veículos elétricos, todos juntos poderiam poupar 300 mil euros e evitar a emissão de 311 toneladas de CO2 para a atmosfera. Mais de 80% dessas viagens poderiam também ter sido feitas sem precisar de parar para carregar o veículo elétrico, demostrando que a autonomia nem sempre é uma barreira na adoção deste tipo de veículos.

A EV.Charge que, por sua vez, venceu na categoria Comunidades e Urbanizações Inteligentes, é a solução criada pela EDP para carregar veículos elétricos em garagens de condomínios e outras habitações partilhadas. A aplicação faz automaticamente o pagamento da energia consumida ao condomínio, através de uma conta virtual - e-wallet - disponível através da aplicação da EDP. Com esta opção, exclui-se a necessidade de acerto de contas manual no fim de cada mês.

A plataforma que, segundo os dados disponibilizados pela EDP, já possibilitou cerca de 1500 transações, permite ainda otimizar os gastos com a energia consumida pelo veículo elétrico, dando a opção de agendar os carregamentos nos horários mais económicos do condomínio, consoante o seu tarifário. A EV.Charge integra também o acesso a um portal em que os gestores de condomínio podem visualizar os consumos dos equipamentos de carregamento instalados e gerir tarifários e pagamentos dos condóminos.

(Veja tudo sobre mobilidade e o Portugal Mobi Summit em www.portugalms.com)

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG