O Jogo ao Vivo

Economia

Standard & Poor's corta rating da Parpública

Standard & Poor's corta rating da Parpública

A Standard & Poor's cortou, esta quarta-feira, o 'rating' da Parpública de BB+ para BB, na sequência do corte aplicado esta terça-feira à avaliação de Portugal, e deixa a nota da holding das participações do Estado sob perspectiva negativa.

A nota da Parpública já havia sofrido um corte, que colocou a avaliação da empresa fora da escala de investimento, ou seja, é considerada 'junk' ('lixo').

"O 'rating' da Parpúblcia reflecte a nossa avaliação de que a probabilidade de apoio extraordinário e apropriado do Governo à Parpública é muito elevada", diz a agência em comunicado.

A agência diz mesmo que vê como muito elevada a probabilidade de Portugal ter de recorrer a apoio financeiro externo para poder cumprir as suas obrigações, inclusivamente no que diz respeito à Parpública.

A Standard & Poor's explica que com o agravamento das dificuldades de financiamento, o Estado tem dado, e terá de continuar a dar no futuro, prioridade ao seu próprio financiamento deixando assim em posição mais delicada a Parpública, caso venha a necessitar de apoio como a agência prevê.

Quanto ao apoio financeiro internacional, que a agência já vê como muito provável, a Standard & Poor's prevê que esta tenha em conta as necessidades de refinanciamento das empresas públicas, inclusivamente da Parpública.

A agência deixa ainda o 'rating' sob perspectiva negativa, alertando que se cortarem o 'rating' do Estado, também irão cortar o 'rating' da sua holding.

PUB

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG