Taxa de Juro

Taxas Euribor descem em todos os prazos após BCE manter política monetária

Taxas Euribor descem em todos os prazos após BCE manter política monetária

As taxas Euribor desceram, esta sexta-feira, em todos os prazos 0,002 pontos percentuais em relação a quinta-feira, depois de o Banco Central Europeu ter mantido a política monetária da zona euro adotada em junho.

A Euribor a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, desceu 0,002 pontos percentuais, ao ser fixada em 0,302%. A três meses, a Euribor também desceu 0,002 pontos percentuais para 0,203%.

Nos prazos de nove e 12 meses, as Euribor desceram 0,002 pontos percentuais, tendo sido fixadas em 0,393% e em 0,482%, respetivamente.

Na quinta-feira, o Conselho de Governadores do BCE voltou, pelo segundo mês consecutivo, a manter inalterada a política monetária adotada em junho.

A 05 de junho, o BCE cortou a taxa de juro diretora em 0,10 pontos percentuais para o novo mínimo histórico de 0,15% e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos), em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros, destinadas a serem emprestadas pela banca a empresas e a famílias.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Outras Notícias