O Jogo ao Vivo

Economia

Turismo começa a recuperar e preços do alojamento sobem

Turismo começa a recuperar e preços do alojamento sobem

O primeiro trimestre do ano mostrou sinais de alento ao turismo nacional. Preços no alojamento subiram 5,3%.

"Os dados apontam para que este ano possamos ter a confiança de que seja um ano turístico robusto, possivelmente já acima dos níveis de 2019". A previsão foi feita pelo ministro das Finanças, na conferência de imprensa de apresentação do Orçamento do Estado, esta semana. Fernando Medina disse esperar que 2022 seja um "ano turístico robusto" e os dados já conhecidos do primeiro trimestre comprovam-no, com indicadores positivos no alojamento e na aviação.

Os números conhecidos até março fazem já antever a tão esperada recuperação que o setor estima para 2022, apesar de os valores ainda estarem uns degraus abaixo dos registados em pré-pandemia. Os aeroportos nacionais têm visto o número de passageiros crescer diariamente. Nos primeiros dois meses do ano, desembarcaram 4,7 milhões de passageiros no país - um crescimento quatro vezes superior face a igual período de 2021, mas ainda aquém dos 6,9 milhões registados em 2019, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

Os resultados animadores são reforçados pela lupa do Eurostat. O gabinete europeu de estatística revelou que Portugal é o segundo país da União Europeia (UE) com melhor recuperação de voos comerciais em março face a 2019. De acordo com os dados, também conhecidos ontem, o país está apenas -8% abaixo de 2019, sendo ultrapassado apenas pela Croácia (-6%).

Alojamento mais caro

O aumento do número de passageiros também já se faz sentir na generalidade dos meios de alojamento. No conjunto dos dois primeiros meses do ano, Portugal somou 2,2 milhões de hóspedes e 5,4 milhões de dormidas. Os turistas britânicos, alemães, franceses e espanhóis foram os que mais visitaram Portugal, de acordo com o INE.

Os preços também estão mais elevados este ano. O rendimento médio por quarto ocupado atingiu os 68,3 euros em fevereiro, uma subida de 44,8% face a igual período homólogo e 5,3% acima de 2020.

Passageiros

O Aeroporto do Porto movimentou 1,09 milhões de passageiros até fevereiro. Lisboa registou 2,6 milhões e Faro 376 mil.

Alojamento

O preço do alojamento no Norte foi de 68,4 euros em fevereiro, ligeiramente superior à média nacional de 68,3 euros.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG