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Turistas gastam em média 136 euros por dia no Algarve

Turistas gastam em média 136 euros por dia no Algarve

O gasto médio de um turista em férias no Algarve ronda os 136 euros por dia, revelou ao JN esta quinta-feira, Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, a propósito de um estudo sobre o perfil do turista na região, feito pela Universidade do Algarve.

O Algarve é avaliado de forma positiva por 98% dos turistas que visitaram o destino em 2016, sendo a praia, o clima, a gastronomia e as pessoas os principais atributos que justificam a satisfação dos visitantes

O estudo encomendado pela Região de Turismo do Algarve baseia-se em 4205 inquéritos, realizados em dois períodos: o primeiro, no período de julho a agosto, representativo da época alta do turismo na região, e o segundo no período de setembro a outubro.

Em termos económicos, cada visitante faz um gasto médio de 136 euros por dia, gerando uma receita estimada de 1400 euros por turista. No caso dos turistas residenciais, férias, reforma e investimento são os três principais fatores a justificar a decisão de fixar a base de férias no sul do país, contribuindo de forma decisiva para o impacte económico do turismo na região que registou um fluxo de dormidas superior a 18,1 milhões em 2016 (face a 16,6 milhões em 2015).

"O ano de 2016 foi bom e segundo as indicações que temos já dos operadores este ano será igual ou melhor", destaca ao JN, o presidente da RTA. "Para quem dizia que este era um destino estagnado, este estudo mostra o contrário. O Algarve é um destino de referência em todos os mercados emissores", acrescenta Desidério Silva.

Por cidades, Albufeira surge à cabeça dos destinos mais procurados, seguida de Portimão e Loulé. Estes três concelhos representam cerca de 70% das escolhas dos visitantes, ainda que haja outros a crescer de forma assinalável nos últimos anos, nomeadamente Lagos, Tavira e Faro.

O mercado britânico continua a liderar as preferências. O turismo tradicional é sobretudo proveniente de Portugal (21%), Reino Unido (25%) e Alemanha (11%), enquanto o turismo residencial alberga nacionais (42%), britânicos (19%) e franceses (8%). Aqui Desidério Silva destaca o acentuado crescimento dos gauleses nos últimos três anos.

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"Até há poucos anos tínhamos poucas ligações aéreas com França e atualmente estamos a voar para mais de 12 cidades daquele país", sublinha o dirigente. Outro dado a ter em conta, segundo o mesmo estudo, é o crescimento do alojamento local, que, ano após ano, ganha consistência e quota de mercado.

Assim, no caso do turismo residencial, além da casa própria, os visitantes utilizam também o arrendamento privado (47%) que é reservado maioritariamente online (61%), no Booking.com (23%) ou no AirBnb (28%),

Em conclusão, o Algarve é avaliado de forma positiva por 98% dos turistas que visitaram o destino em 2016, sendo a praia, o clima, a gastronomia e as pessoas os principais atributos que justificam a satisfação dos visitantes. Já nos aspetos a melhorar, os inquiridos destacam o serviço (atendimento), o trânsito e o estacionamento.

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