Economia

Utentes dizem que portagens no IC19 será "brincadeira de muito mau gosto"

Utentes dizem que portagens no IC19 será "brincadeira de muito mau gosto"

A Comissão para a Mobilidade e Transportes no concelho de Sintra classificou, esta quarta-feira, como uma "brincadeira de muito mau gosto", a possibilidade de se portajarem todos os troços de autoestrada do país, entre os quais o IC19.

"Na semana em que os transportes públicos na linha de Sintra aumentaram 25%, só posso interpretar isso como uma brincadeira de muito mau gosto", disse Guadalupe Gonçalves, da comissão de utentes, à Agência Lusa.

O "Jornal de Negócios" noticiou que a Estradas de Portugal (EP) quer portagens em todos os troços de autoestrada do país que não são pagos, entre os quais se incluem os itinerários complementares (IC) e os itinerários principais (IP).

"A empresa considera que, desta forma, seria reforçado o princípio do utilizador-pagador e se aumentava a sustentabilidade do modelo de financiamento rodoviário", lê-se no jornal.

Guadalupe Gonçalves disse que "se hoje fosse 1 de Abril, diria que era uma partida do dia das mentiras".

"Só pode ser brincadeira, no estado actual. Nenhum governo implementou uma política de transportes aceitável, credível e sustentável por forma a que se pudesse implementar portagens no acesso à capital", afirmou.

Para Guadalupe Gonçalves, o novo Governo "está a querer espoliar tudo quanto é cidadão do concelho de Sintra, em particular, e, de uma forma geral, do país para tapar os buracos dos sucessivos governos que nos têm governado nos últimos 30 anos".