Criptomoeda

Valor da bitcoin "cai" depois de recuperação de resgate a oleoduto dos EUA pelo FBI

Valor da bitcoin "cai" depois de recuperação de resgate a oleoduto dos EUA pelo FBI

A criptomoeda bitcoin recuou quase 7% depois de uma operação das autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) conseguir recuperar parte de um resgate da Colonial Pipeline, que foi feito em criptomoedas aos "captores" do sistema informático afetado.

A notícia afetou a confiança nas criptomoedas, já que pode criar uma perceção de uma associação a atividades criminosas.

A bitcoin está agora em cerca de 32.406 dólares (cerca de 26.600 euros), mas chegou a cair para 31.036 dólares (aproximadamente 25.483), o valor mais baixo desde janeiro.

PUB

O Departamento de Justiça dos EUA anunciou que recuperou aproximadamente 64 bitcoins, aproximadamente dois milhões de dólares (mais de 1,6 milhões de euros), ou seja, quase 85% do total de 75 bitcoins de resgate exigido à Colonial Pipeline (o oleoduto dos Estados Unidos) por piratas informáticos, que impunham este valor como condição para desbloquear os sistemas afetados pelo ciberataque.

O Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla inglesa), identificou o 'porta-moedas virtual' para onde tinham sido enviadas as criptomoedas e depois de uma aprovação judicial conseguiu recuperar o dinheiro.

Almudena Mata Munoz, diretora sócia da Blockchain Intelligence considerou que a notícia é histórica, uma vez que demonstra a necessidade de utilizar métodos inovadores e tecnológicos para combater o cibercrime.

"O FBI conseguiu rastrear os movimentos e aceder às chaves privadas com uma autorização judicial", frisou.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG