O Jogo ao Vivo

Exclusivo

Viagens de táxi entre concelhos vizinhos vão ficar mais baratas

Viagens de táxi entre concelhos vizinhos vão ficar mais baratas

As viagens de táxi entre concelhos vizinhos ficarão mais baratas e os taxistas poderão recolher passageiros noutros municípios, para além dos territórios onde se encontram licenciados. O Governo prepara-se para alterar a lei que regula o setor e criar tarifas e contingentes intermunicipais. O pedido de autorização legislativa entrará em breve no Parlamento.

Os municípios ganharão mais competências com o novo modelo. Além dos atuais contingentes municipais (que integram os táxis licenciados para operar em cada concelho), serão criados contingentes intermunicipais. Ou seja, os concelhos vizinhos poderão juntar-se para permitir que os táxis licenciados em cada município respondam a chamadas e recolham passageiros em qualquer ponto de um miniterritório intermunicipal.

O JN apurou que, no máximo, poderão agregar-se quatro concelhos vizinhos. Por exemplo, neste momento, um taxista licenciado no Porto não pode recolher passageiros nas ruas de Gaia. E quem viaja entre dois concelhos vê a tarifa agravar-se quando passa a fronteira e também paga mais caso o táxi retorne à origem vazio.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG