Prova de vinhos online juntou mulheres de várias áreas para debaterem a recuperação económica do país. A iniciativa "Três Copos de Conversa" foi organizada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.

Prova

Debater a recuperação do país à volta de uma mesa virtual e com um copo de vinho na mão

Debater a recuperação do país à volta de uma mesa virtual e com um copo de vinho na mão

Durante duas horas, cerca de 20 mulheres de diferentes áreas juntaram-se à volta de uma mesa virtual para traçar o ano de 2020 e os efeitos que a pandemia teve ao nível económico, nomeadamente no setor dos vinhos, restauração, agricultura ou turismo.

A ministra da Agricultura, uma das participantes da iniciativa, enalteceu a resiliência do setor e falou na importância das exportações. Além disso, Maria do Céu Antunes sublinhou que a promoção externa é determinante para a recuperação, mas só pode ser feita com união.

Sofia Marques, secretária de Estado do Turismo lamentou o "balde de água muito fria" que o setor levou devido à covid-19 e explicou o plano de ação do enoturismo criado em 2019. De acordo com a governante, 10% dos turistas que visitam Portugal fazem-no devido ao vinho e à gastronomia e é fundamental aprimorar a promoção deste setor.

A prova online fez-se com os vinhos de três quintas da Região dos Vinhos Verdes, de castas diversas, explicados pela enóloga Ana Coutinho e pelas produtoras Joana Santiago e Mafalda Teixeira Coelho, que falaram ainda das dificuldades e desafios do último ano.

O encontro contou ainda com a participação de jornalistas e diretoras de órgãos de comunicação social, nomeadamente com Inês Cardoso, diretora do "Jornal de Notícias".

Outras Notícias