Emissões

Volkswagen vai comprar carros a clientes

Volkswagen vai comprar carros a clientes

A Volkswagen planeia comprar quase 500 mil carros diesel afetados pelo escândalo de emissões nos EUA, revela esta quinta-feira a agência Reuters.

No dia em que o jornal "Die Welt" revela que o construtor germânico vai apresentar num tribunal norte-americano um acordo para indemnizar clientes afetados pelo escândalo de emissões, a Reuters revela que parte desse acordo prevê a compra de veículos aos clientes norte-americanos.

PUB

Os modelos que estarão inscritos nesta medida são os Golf, Jetta e Audi A3, mas apenas com motores 2.0 diesel. Os 80 mil veículos com motor 3.0 não estarão envolvidos nesta compra, incluindo veículos das marcas Audi e Porsche.

Segundo a Reuters, se as autoridades norte-americanas aceitarem a proposta, a Volkswagen poderá indemnizar clientes com 4400 euros e reparar os carros, em vez de os retirar de circulação. Será criado um fundo de compensação a cliente no valor que excederá os mil milhões de dólares.

A Volkswagen tem de apresentar, esta quinta-feira, perante um tribunal norte-americano as propostas concretas para retirar de circulação os veículos com motores a gasóleo adulterados se quiser evitar um julgamento este verão nos Estados Unidos, país no qual foram afetados quase 600 mil carros.

Em Portugal, os veículos afetados pela fraude são 125491

A reunião preliminar vai realizar-se no Tribunal do Distrito do Norte da Califórnia, em São Francisco, pelas 8 horas locais (16 horas em Portugal continental), presidida pelo juiz Charles Breyer. A Volkswagen irá assumir os custos do reequipamento dos veículos afetados, acrescenta o diário alemão "Die Welt", que cita fontes financeiras.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG