PROCURA UMA EMPRESA?

PESQUISE POR NOME, NIF OU MARCA, GRATUITAMENTE!

Relatórios de todas as empresas portuguesas

Economia

Volume de negócios na Indústria acelera para 2,5% em Outubro

Volume de negócios na Indústria acelera para 2,5% em Outubro

O volume de negócios na indústria aumentou 2,5% em Outubro face ao período homólogo de 2010, acima dos 2,1% de Setembro, empurrado pelo crescimento das vendas no mercado externo, avançou, esta terça-feira, o INE.

Segundo o Índice de Volume de Negócios da Indústria publicado hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este valor representa uma subida de 0,4 pontos percentuais face aos dados de Setembro, explicado pelo aumento "das vendas para o mercado externo que registaram um crescimento de 14,1% em Outubro (12,7% no mês anterior)".

Face a Outubro do ano passado, as vendas da indústria para o mercado interno apresentaram uma diminuição de 4,3%, que compara com uma redução de 4% verificada em Setembro deste ano.

Em termos de volume de negócios da indústria, os maiores contributos para subida em 2,5% do índice total em Outubro, comparativamente a igual período do ano passado, foi dado pelo agrupamento de energia que apresentou um crescimento de 16,3% (7,5% no mês anterior), segundo o INE.

No entanto, o agrupamento dos bens de consumo passou de 1,8% em Setembro para uma quebra de 4,5% em Outubro, tendo contribuído para o índice total com uma variação negativa de 1,2 pontos percentuais.

Já os bens intermédios e os bens de investimento apresentaram variações homólogas de 0,9% e menos 2%, respectivamente, taxas que são superiores em 0,1 pontos percentuais e em 0,5 pontos percentuais às observadas no mês precedente.

Por seu lado, o emprego no sector sofreu em Outubro uma diminuição de 1,5% em termos homólogos, contra uma redução de 1,3% no mês anterior, enquanto as remunerações pagas na indústria diminuíram 0,4% em Outubro, depois de terem registado um aumento de 0,2% no mês precedente.