O Jogo ao Vivo

Economia

Vulcão da Islândia com menos intensidade

Vulcão da Islândia com menos intensidade

O vulcão Eyjafjoll registou hoje, terça-feira, uma diminuição da actividade. Estes dados foram avançados pelos serviços meteorológicos islandeses, que afirmam, no entanto, que o fim da erupção vulcânica ainda não está previsto.

Actualmente, a actividade vulcânica diminuiu, registando-se ainda alguma actividade explosiva e uma coluna de fumo com cerca de seis a sete quilómetros.

Desde o início da erupção, mais de 100 mil voos de aeronaves foram paralisados, afectando cerca de oito milhões de passageiros.

A actividade laboral mais afectada foi a das companhias aéreas, que contam já com prejuízos na ordem dos 1,26 mil milhões de euros, graças aos encerramentos de aeroportos e cancelamento de voos.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo veio hoje, terça-feira, demonstrar a sua insatisfação com o regulamento feito pelo actual sistema. Nas palavras do director-geral da associação, o descontentamento é bem visível “"O actual sistema europeu para decidir encerramentos de aeroportos não funciona".

O espaço aéreo nacional islandês está ainda encerrado ao tráfego, mas o país já conseguiu colocar o tráfego internacional a funcionar em condições normais, através do aeroporto internacional de Reiquejavique-Keflavik.

No espaço aéreo europeu ainda se verificam alguns transtornos relacionados com o vulcão. As restrições aéreas dos aeroportos londrinos  foram levantadas, tanto para partidas como para chegadas de voos. Na Irlanda, os aeroportos foram também reabertos, mas mantêm-se algumas restrições em voos provenientes da Escócia.

PUB

A diminuição de intensidade vulcânica tem vindo a ser verificada desde o dia 13 de Maio, após ter sido alcançado o pico de actividade.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG