Planalto Beirão

Um futuro verde, à medida de cada um

Um futuro verde, à medida de cada um
Produzido por:

Seia e Viseu são os municípios escolhidos para a instalação de 150 "ilhas" equipadas com o sistema inovador PAYT. Um projeto-piloto que pretende premiar os bons comportamentos e garantir que quem mais separa, mais ganha.

Pela primeira vez, os municípios do Planalto Beirão verão chegar ao seu território 150 pontos de recolha equipados com o sistema PAYT. A sigla remete para o conceito "Pay As You Throw", um sistema que pretende incentivar financeiramente os cidadãos a separarem os resíduos na origem e aumentar, assim, as taxas de recolha seletiva. Na prática, paga mais quem mais polui e são beneficiados aqueles que produzem menos lixo e que optam pela sua separação no momento de o depositar. Uma solução mais justa e que tem como objetivo mudar comportamentos, para mudar o mundo.

Do total de 150 ilhas equipadas com este sistema, 140 estarão no município de Viseu, todas destinadas à recolha seletiva trifluxo, abrangendo quase 27 mil habitantes. A quantidade de papel/cartão, plástico/metal e vidro que cada utilizador depositar nestes pontos será contabilizada e tida em conta na sua fatura do serviço de gestão de resíduos. Todos os dados de identificação e produção do utilizador estarão disponíveis numa plataforma online, de consulta fácil e intuitiva, que permitirá a cada um ter uma melhor perceção dos seus comportamentos e, assim, trabalhar para os melhorar.

Já em Seia, para além da implementação do sistema PAYT em 10 ilhas trifluxo, irá também avançar-se com a adoção deste sistema em 10 pontos de recolha indiferenciada. O objetivo é estudar como este sistema muda a utilização que os habitantes fazem de ambos os tipos de pontos de recolha e levar os utilizadores a fazer, cada vez mais, a separação dos seus resíduos, premiando-os por isso, no momento da faturação.

Para que todos os cidadãos conheçam melhor estes projetos e a forma de ter acesso a eles, serão realizadas campanhas informativas nestas localidades. Com estas medidas, e em articulação com as campanhas de sensibilização que decorrerão simultaneamente em todos os 19 municípios que integram a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, espera-se ver um aumento significativo na quantidade dos materiais enviados para reciclagem e uma melhoria da qualidade de vida de todos.