Planalto Beirão

Verde sobre rodas

Produzido por:

Otimizar o transporte e transferência de resíduos desde o ponto de recolha até ao Centro de Triagem, em Tondela, é fundamental para garantir que o processo de gestão de resíduos no Planalto Beirão é o mais eficaz possível do início ao fim. Foi por essa razão que a estação de transferência de Vouzela viu o seu espaço transformado - um investimento com muitos ganhos.

Para onde vão os resíduos recicláveis quando os depositamos num ecoponto do Planalto Beirão? Esta é uma pergunta que, certamente, muitos já se colocaram. É em Tondela que fica o Centro de Triagem que recebe todos os materiais destinados a reciclagem. Até lá, chegarem, porém, parte dos resíduos recolhidos ao longo desta rede com mais de 6 mil km2 fazem uma longa viagem. Muitos passam pelas três estações de transferência que estabelecem a ligação entre este centro e os municípios mais distantes, onde ficam armazenados até serem transportados ao destino final.

É o caso da Estação de Transferência de Vouzela que, até ao ano passado, não dispunha de um cais de descarga e armazenamento para estes resíduos, ao contrário do que acontecia já nas outras duas estações da rede, em Viseu e Seia.

Desde o fim de 2018, porém, o cenário é diferente e já é possível armazenar aqui, temporariamente, os resíduos que chegam dos ecopontos azuis e amarelos, evitando viagens diretas e mais longas, com pesados custos financeiros, logísticos e mesmo ambientais, já que estes modelos de gestão permitem poupar tempo de trabalho e combustível.

Quando a capacidade de armazenamento da estação se esgota, os resíduos são, então, transportados até Tondela, para triagem. Para tornar o processo de armazenamento e transferência ainda mais eficaz, foram adquiridos também três veículos-tratores para cada uma destas estações que, em conjugação com a aquisição de seis semirreboques, permitem um transporte mais rápido e evitam que os camiões de recolha de resíduos trifluxo tenham de fazer viagens longas, que os impediriam de garantir a eficiência do processo de recolha dos mesmos nos ecopontos. São mudanças que garantem o equilíbrio e a eficácia de um projeto cujo sucesso beneficia todos.