Praça de Natal

Espírito de partilha continua após o Natal

Na quadra natalícia, uma das mensagens mais bonitas é o espírito de partilha e compaixão entre as pessoas. Porém, esse é um sentimento que vai muito além das festividades e, mesmo após o Natal, há quem continue a oferecer prendas.

Na "Praça de Natal de Jogos Santa Casa em Gaia", os visitantes podem deixar presentes na Casa do Pai Natal até dia 5 de janeiro, que serão depois oferecidos, no dia 6, com a presença dos três Reis Magos, a instituições de solidariedade social: a Aldeia SOS Gulpilhares, o Lar Juvenil dos Carvalhos e a Associação Novo Futuro.

Na presença do Pai Natal, muitas crianças gostam de visitar o espaço para pedir prendas, tirar fotos e brincar. Quando questionadas sobre a possibilidade de oferecer alguns dos brinquedos ou roupas a outros meninos que têm menos, a generosidade é sincera. A pequena Matilde, de seis anos, logo responde, na mais pura das intenções, que daria "comida, roupa, um livro e uma boneca". Já o José Pedro, de apenas quatro anos, admite que tem muitos brinquedos que pode partilhar com outras crianças, como "um carro, uma pista de corrida, um pião e um comboio".

Esta iniciativa, com o nome "Receber é partilhar!", pretende sensibilizar as pessoas a entregar uma prenda a quem tem menos. A Casa do Pai Natal funciona no mesmo horário da Praça de Natal, que está aberta ao público todos os dias: das 13 às 20 horas de segunda a quinta, das 13 às 22 horas às sextas, das 10 às 22 horas aos sábados, e das 10 às 20 horas aos domingos. No dia 31 de dezembro, a Praça de Natal funciona das 10 às 16 horas, e no dia 1 de janeiro das 16 às 20 horas.

Depois de o Pai Natal ter partido para a Lapónia, começaram ontem as sessões dos Contos de Natal. Até ao fim da iniciativa, a porta da Casa do Pai Natal vai abrir de 15 em 15 minutos para a entrada e saída de crianças, com um limite de 15 participantes por cada sessão. Há sessões aos sábados e domingos, das 11 às 12 horas, e todos os dias das 15 às 16 horas, exceto dia 1 de janeiro, e das 17 às 18 horas, exceto dia 31 de dezembro.