conteúdo patrocinado

A escapadinha perfeita, entre a serra e a ria

A escapadinha perfeita, entre a serra e a ria
Produzido por:
Brand Story

Existem cantos e recantos do nosso país que ainda estão à espera que se lhes dê uma oportunidade. A promessa é a de paisagens de cortar a respiração, muitas histórias para contar e sabores para nos aguçar o apetite.

Fazer férias cá dentro é o mote deste ano. Movidos pelas restrições que atravessamos passamos agora a olhar para Portugal com outros olhos. E a verdade é que o nosso país está cheio de pequenos paraísos recheados de coisas para fazer e ver. Como é o caso de Tavira.

Esta pequena cidade algarvia estende-se ao longo do rio Gilão que desagua no mar através das lagoas do Parque Natural da Ria Formosa. Com o sol a brilhar durante quase todo o ano, este paraíso algarvio é a mistura perfeita entre a história e o contemporâneo, com sítios para visitar e opções de entretenimento para todos os gostos.

Detentora de uma arquitetura religiosa rica, as igrejas das Ondas, São Paulo, Misericórdia, Santa Maria do Castelo, Santiago e as ermidas de São Sebastião e Santa Ana são alguns dos pontos que poderá acrescentar à sua lista. E se é mesmo uma viagem cultural que pretende fazer, pode ainda visitar o Museu Municipal - que lhe contará um pouco mais sobre as histórias da região -, o Palácio da Galeria e o Núcleo Museológico Islâmico - que se destacam tanto pelas exposições que acolhem como pela presença do espólio arqueológico da época Islâmica.

Se, por outro lado, o que procura é mesmo uma escapadinha para relaxar, a boa notícia é que Tavira tem tanto de histórico e cultural como de relaxante e natural. Desde passeios junto à Ria Formosa nas vilas piscatórias de Cabanas e Santa Luzia até passeios pelos montes verdes da zona da serra, há muito por onde escolher. Sem esquecer, é claro, as belíssimas praias de areia fina e água cristalina que estão à sua espera.

Para os verdadeiros amantes da natureza, entre idas à praia e passeios pela vila é ainda possível contemplar as paisagens com maior pormenor através do birdwatching.

E porque as férias se fazem de descanso e passeios, mas também de comida, a riqueza e variedade gastronómica deste concelho são outro grande cartão de visita. Nos restaurantes do litoral os pratos principais vêm com sabor a mar - polvo, atum, marisco, entre tantas outras opções -, já nos da zona serrana, a caça é o ingrediente de todas as receitas. Mas seja qual for a escolha, a frescura dos ingredientes e a mestria dos chefs e cozinheiros são uma promessa!

Como vê, razões não faltam para querer conhecer esta pequena cidade da Costa Algarvia, eleita como Comunidade Representativa da Dieta Mediterrânica enquanto Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, em 2013. O descanso está garantido e a vontade de voltar a este destino paradisíaco será uma constante. Seja para desfrutar do fim de semana ou para umas férias mais compridas de verão esta é, sem dúvida, a escapadinha perfeita!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG