Redescobrir a nossa região

Escapar para o que é nacional

Escapar para o que é nacional
Produzido por:
Brand Story

As férias devem ser feitas dentro de Portugal e a valorizar aquilo que é nacional. É a pensar nisso que lhe mostramos os melhores locais para desfrutar da zona perfeita em qualquer estação do ano.

O que é português é bom e com isso não falamos apenas da comida, um dos grandes fatores que deixa turistas e locais encantados com o nosso país. As paisagens deslumbrantes e todos os recantos prontos para serem descobertos são um dos grandes potenciadores para o turismo do nosso país.

A Covid-19 obrigou-nos a mudar as nossas férias e isso significa fazer uma escapadinha, continuando cá dentro, para descobrir aquilo que as regiões do nosso país têm de melhor para oferecer.

Com paisagens que nos deixam de queixo caído e gastronomia de comer e chorar por mais, o concelho de Manteigas, inserido na área do Parque Natural da Serra da Estrela, é uma região incrível para se visitar em qualquer estação do ano. No verão aproveite as águas límpidas para dar mergulhos nos rios e lagoas e no inverno desfrute das paisagens repletas de neve.

A pensar nas suas férias e no melhor que Manteigas tem para lhe oferecer, existem locais que não podem sair da sua lista "a visitar", e nós damos uma ajuda com um roteiro totalmente preparado para aproveitar os seus dias ao máximo e retirar o melhor que a região tem para lhe dar.

MANHÃ

Se pela manhã prefere fazer caminhadas então Manteigas tem as rotas indicadas para si. Ao percorrer a Rota do Poço do Inferno vai conseguir vislumbrar o dualismo da paisagem repleta de vegetação que vai despertar as suas emoções enquanto percorre o trilho. Se, por outro lado, prefere surpreender-se através das paisagens fulgurantes juntamente com a pastorícia, a Rota das Faias é a indicada para si. Durante o passeio vai conseguir conhecer a serra e as suas gentes.

ALMOÇO

Não há nada mais regional que os enchidos, como a morcela, a chouriça, o farinheiro, o presunto e o queijo da Serra da Estrela. Como tal, opte por um almoço com o que é regional a acompanhar com um vinho da Beira Interior. Para sobremesa pode sempre adoçar o seu paladar com um pastel de feijoca, feito artesanalmente com ovos, feijoca de Manteigas, açúcar e farinha.

TARDE

Depois de um almoço digno dos céus com os enchidos e o vinho da região, nada melhor do que aproveitar a tarde para relaxar nas termas de Manteigas com água mineral captada a cerca de 100 metros de profundidade e que brotam em três nascentes distintas. As temperaturas elevadas tornam a água mineral das termas excelentes para curar doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas. Mas as opções não ficam por aí. Pode ainda experimentar as águas termais da Fonte Santa que é ótima para o tratamento de várias doenças, como o reumatismo, vias respiratórias e dermatoses.

JANTAR

Para o jantar e mantendo de pé a ideia de comer o que é regional opte por comer "Cabrito Serrano", confecionado com carne tenra de cabrito de leite ou até "Chanfana Beirã", um prato confecionado com carne de cabra da Serra da Estrela.

MANHÃ

Começa um novo dia e a vontade de desfrutar das melhores vistas é cada vez maior. No concelho de Manteigas não vai ficar desiludido com o que vai encontrar, muito pelo contrário. Inicie a manhã com um passeio pela cascata do Poço do Inferno, um local de muita afluência turística e de uma beleza rara, onde a água cristalina e gélida rasga por força da natureza o rochoso granito e xisto.

Depois disso, dê um pulo pelo Covão d"Ametade, uma antiga lagoa de origem glaciar, onde nasce o Rio Zêzere. Vai encontrar um local repleto de relvados naturais, onde é possível contemplar a grandiosidade do afloramento granito e a calma necessária para desfrutar do local enquanto faz um piquenique para comer um lanche da manhã. Se o dia começou bem, aproveite ainda a manhã para se refrescar na Fonte Paulo Luís Martins, um fontanário em cascata permanente e com um dos mais caudalosos cursos de água que afluem no Zêzere.

ALMOÇO

Depois de uma manhã muito bem aproveitada é o momento de o almoço ser feito de igual forma. Aproveite para provar as Feijocas de Manteigas, uma variedade de feijão graúdo. A feijoca é guisada com carnes de porco e tem um papel muito importante na mesma, uma vez que se trata de um produto da agricultura e cultura local.

TARDE

Depois dos passeios pelo Zêzere, aproveite a tarde para desfrutar das vistas de apaixonar no Miradouro do Fragão do Corvo. Localizado no alto da montanha, vai conseguir ver o casario da Vila das Manteigas, a magnitude do Vale Glaciário do Zêzere e a Fraga da Cruz. Se quer praticar alguma atividade ao ar livre então a escolha ideal é o Covão da Ponte, onde pode encontrar uma sintonia entre a natureza e a preservação do espaço natural.

JANTAR

Para o jantar aproveite para comer Trutas do Alto Zêzere, um prato que pode ser confecionado de diferentes maneiras com trutas criadas nas águas frias do Alto Zêzere. Para terminar o dia na perfeição, passeie depois do jantar pelo Ribeiro da Vila de Manteigas e vagueie pelo Centro Histórico.

Outras Notícias