O Jogo ao Vivo

Redescobrir a nossa região

Há mar e mar, há conhecer Viana e querer voltar

Há mar e mar, há conhecer Viana e querer voltar
Produzido por:
Brand Story

A resiliência é uma das grandes características dos vianenses, que procuram dar sempre o seu melhor para manter a chama de Viana bem acesa no coração de todos. E agora abrem as suas portas para que possa conhecer o melhor que a cidade tem para oferecer.

Está na hora de partir à descoberta. De norte a sul do país, há cidades inteiras com um mundo para conhecer. Da história à cultura, do desporto à gastronomia, muito há para oferecer em qualquer cantinho deste jardim à beira-mar plantado.

Banhada pelo rio Lima e pelo mar, há uma cidade que consegue ter em si vários recantos para explorar. A somar à natureza, Viana do Castelo oferece ainda cafés, pastelarias, restaurantes e hotéis de excelência, fazendo com que a passagem pela cidade não seja indiferente. Mais do que nunca, está na hora de escolher o que é português e dar mais força aos empresários e comércio nacional.

Mas Viana é muito mais do que uma vista deslumbrante: Viana é sabor, património, tradição e desporto.

Quem vai a Viana do Castelo não pode perder o já tradicional bacalhau. Pensar que o bacalhau é um prato tradicional de Viana do Castelo pode ser confuso, visto que é uma iguaria em todo o país. No entanto, era deste concelho costeiro que partiam os bacalhoeiros em direção à Terra Nova e à Gronelândia para trazer o peixe para os pratos nacionais. Tendo uma preponderância tão grande, os vianenses fizeram então deste peixe o centro das atenções. Mas o Bacalhau à Viana partilha a atenção gastronómica com o igualmente delicioso arroz de lampreia, com outros peixes e mariscos e ainda com a famosa broa de milho. Para acompanhar as refeições, não podia faltar também o vinho verde e para terminar em beleza, sirva-se de uma boa Torta de Viana.

De forma a fazer um pequeno passeio durante a digestão, procure explorar o património de Viana do Castelo, que tanto tem para oferecer. Comece na Praça da República, praça rainha e centro cívico da cidade há quinhentos anos. Com um chafariz ao centro, descubra os pontos de interesse que a rodeiam - o edifício da Misericórdia e os Antigos Paços do Concelho, cuja construção remonta à primeira metade do século XVI - e perca-se pela história da cidade.

Não pode perder a vista postal a partir do Templo do Sagrado Coração de Jesus deslumbrando-se com as vistas de cortar a respiração. Para complementar esta viagem, utilize o Funicular de Santa Luzia, que atravessa um desnível de 160 metros e que é considerada a viagem mais longa de funiculares nacionais, ao percorrer 650 metros numa viagem de seis a sete minutos.

Conheça ainda o Museu de Artes Decorativas e o Museu do Traje. No primeiro pode ver diversas peças da famosa fábrica de louça de Viana do Castelo, bem como um largo acervo de pintura, desenho, peças de arte sacra, uma coleção de mobiliário indo-português do século XVIII e ainda o espólio da azulejaria portuguesa e hispano-árabe. Já no Museu do Traje encontra um largo espólio de trajes e de ourivesaria tradicional, valorizando assim o rico património do concelho.

Seguindo na onda da cultura, visite o Navio Gil Eannes, um museu que cativa cada vez mais visitantes. O navio - que foi construído nos estaleiros navais da cidade em 1955 - apoiou durante largos anos os bacalhoeiros que saíam de Viana do Castelo, sendo assim agora uma memória viva do passado marítimo mais recente. Aproveite ainda para conhecer o monumento construído por Gustavo Eiffel - a Ponte Eiffel - com cerca de 645 metros de comprimento considerada, na altura (século XIX), uma obra monumental. Atualmente, é um ponto turístico de passagem obrigatória.

Como património não se escreve sem tradição, não pode deixar de conhecer o traje tradicional de Viana do Castelo. Esta é uma das grandes características que marcam esta zona do país, mostrando assim a cor e a alegria vibrantes emanadas pela cidade. A juntar a estes, a ourivesaria de Viana do Castelo ganha também um destaque próprio: o ouro e os trajes das mulheres acabam por ser um retrato fiel das tradições, sendo um fator de reconhecimento único além-fronteiras. Desde os brincos à rainha, às arrecadas, custódias, laças trancelins e fios em filigrana, muitos são os elementos que compõem o verdadeiro retrato de Viana do Castelo.

Por fim, a aventura é também importante e é algo que não falta pela região. Sendo uma zona bastante náutica, pode aventurar-se pelo rio ou pelo mar e realizar diversas atividades, como o remo, canoagem, o surf ou a vela. A promoção de um estilo de vida saudável é algo que cativa cada vez mais pessoas durante as suas férias e que Viana do Castelo tem o prazer de proporcionar.

Viana do Castelo é a tradição ligada à inovação, a arte à tradição e a aventura ao lazer. "Havemos de ir a Viana" é o mote, mas o regresso até à cidade vai ser uma constante com uma só certeza: "Viana Fica no Coração".

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG