conteúdo patrocinado

O coração de Portugal tem mais cor e sabor

O coração de Portugal tem mais cor e sabor
Produzido por:
Brand Story

Portugal é caracterizado por cantos e recantos que nos fazem escapar para uma realidade nova. Desta feita, basta mergulhar no interior de Portugal e saber mais sobre os vales onde o vinho é Rei.

O momento de reunião com uma liberdade (responsável) merece um local memorável, onde o ar puro vai encher os pulmões e todos os sentidos vão ser desafiados. Afinal, há alguma coisa melhor do que juntar uma paisagem idílica, sabores tradicionais fantásticos, o cheiro a natureza, o chilrear dos pássaros, e criar memórias para partilhar no futuro?

No coração de Portugal há um tesouro escondido entre serras, rios e terras férteis onde crescem os produtos de uma gastronomia variada e com uma identidade própria. A essa região chama-se ViseuDão Lafões.

Um paraíso natural para descobrir... a pé
Na região de Viseu Dão Lafões há muito para descobrir por entre trilhos pedestres com diferentes graus de dificuldade. Se precisar de fazer uma paragem pelo caminho, pode aproveitar para respirar o ar puro e apreciar a beleza natural.

Se começar é pelo início, não pode perder o local onde tudo começa percorrendo o trilho "Percurso do Dão". Neste percurso, o planalto de Aguiar da Beira-Trancoso é o protagonista, onde nascem cursos de água que se dirigem para todos os pontos cardeais. Um deles - o Dão - nasce na povoação de Barranha e atravessa este planalto até desaguar no Mondego.

Por terras de Lafões, pode desfrutar do "Percurso da Nossa Senhora do Castelo". Serpenteando harmoniosamente entre o património histórico e natural, pode apreciar o melhor de dois mundos, desde a zona urbana de Vouzela ao monte da Nossa Senhora do Castelo.

Em Vouzela pode ainda descobrir as maravilhas botânicas que o "Percurso Pedestre de Cambarinho" tem para oferecer. O Rododendro pinta as paisagens dos cursos de água e os solos húmidos das encostas com nascentes de água subterrâneas. Também aqui poderá encontrar variadas espécies como o pinheiro-bravo, o carvalho-alvarinho, o carvalho-negral e ainda, junto às linhas de água, o amieiro ou a rara Veronica micrantha. A nível de fauna, pode encontrar a salamandra lusitânica, o lagarto-de-água, o sapo-parteiro comum, a rã-de-focinho-pontiagudo ou a rã ibérica.

Dão e vinhos: uma combinação única
Depois de realizar uma das diversas caminhadas, pode relaxar com os sabores que o Dão tem para lhe oferecer. Das imponentes montanhas ao rio que lhe dá nome, nascem nesta zona vinhos para deleitar qualquer um. A Rota do Vinho Dão, com 42 pontos de interesse, dividida entre cinco roteiros - entre Adegas, Quintas e Solares - concentra em si todos os locais que lhe podem dar a conhecer os melhores vinhos da região. Quer uma sugestão? Não deixe de visitar o "Solar do Vinho do Dão".

Mais do que conhecer as castas que criam um sabor incrível, conheça o património arquitetónico ligado à produção de vinho, entre elas as Lagaretas Medievais de Nelas, lagares rupestres representantes da ancestralidade da produção vinícola na região, bem como os solares brasonados espalhados um pouco por toda a região.

Como o vinho não se deve beber de estômago vazio, aproveite para se deliciar com a diversidade de pães e sopas, bem como com a Vitela de Lafões e o Cabrito da Gralheira. Em Sátão prove o arroz de míscaros, e vá até Vila Nova de Paiva provar as trutas da zona. Para sobremesa, não esqueça a Maçã Bravo de Esmolfe, o Queijo Serra da Estrela e o Pastel de Vouzela.

Mais eco, mais bonito, mas sempre Viseu Dão Lafões
Depois de tanto movimento, aproveite para dar ao seu corpo o descanso merecido e relaxe nas terapêuticas águas da Região, onde pode usufruir de uma larga oferta termal e de spas. Se optar pelas termas de São Pedro do Sul, rodeadas pela Serra da Arada, pelo Monte de S. Macário e pela Serra da Freita, não deixe de visitar o balneário romano da cidade onde poderá ficar a conhecer um dos complexos termais de origem romana melhor conservados do país.

Para terminar as férias com chave de ouro, dê uma volta pela Ecopista do Dão, que conta com vistas panorâmicas sobre a Albufeira da Aguieira e Serra do Caramulo, e aproveite para conhecer, de forma saudável e amiga do ambiente, o património histórico e ambiental disperso ao longo do antigo Ramal Ferroviário do Dão.

Outras Notícias