conteúdo patrocinado

Um paraíso natural bem à espreita, em Portugal

Um paraíso natural bem à espreita, em Portugal
Produzido por:
Brand Story

Estar em contacto com a natureza é essencial para nos levar para longe das preocupações. E se a dimensão do lugar for proporcional à tranquilidade que nos traz, então não haverá melhor do que esta região, a Serra da Estrela: Um Destino em Estado Puro.

Recarregar energias, reorganizar pensamentos e desfrutar do que a vida tem para nos oferecer é tudo aquilo de que estamos a precisar. Está na altura de começar a pensar em férias. Em fugir à rotina e ao stress da cidade. E se acha que não é possível encontrar estas condições sem sair do país, engana-se! Portugal está cheio de sítios deslumbrantes e que o ajudarão a desfrutar dos dias de descanso, perto da natureza.

Até mesmo os sítios que achamos que só resultam no inverno são capazes de nos fazer mudar de ideias. A Serra da Estrela é um desses lugares. Sem neve e com o sol a brilhar lá no alto, este destino - que com tanta frequência associamos aos dias frios - é uma excelente opção para aproveitar os seus dias de férias de verão. Longe de multidões e perto de um paraíso natural que nem sempre é fácil de encontrar. Se está a pensar fazer férias em família, este é o sítio indicado para si. Desde aventura, ao desporto, ao lazer, o que não falta na zona das Beiras e Serra da Estrela são opções para todos os gostos e feitios.

Um cheirinho a natureza.
Se o que procura é uma experiência totalmente verde, a lista de coisas que aqui pode fazer ainda é extensa - desde passear pelas aldeias históricas no sopé da montanha, às praias fluviais, às reservas, parques naturais, às noites estreladas que pode apreciar numa experiência de glamping. Sem esquecer, claro, os percursos pedestres. Vários são os roteiros que aqui pode fazer para ficar a conhecer melhor os espaços verdes da zona. O roteiro ao coração da Serra da Estrela - com passagem pelo observatório de meteorologia - é um desses exemplos.

Uma pitada de cultura.
Para além da natureza, algo que tão bem caracteriza as Beiras e a Serra da Estrela é mesmo a cultura. Desde as aldeias típicas até aos monumentos e museus, muita é a história que há para conhecer e descobrir. Por exemplo, sabia que Pedro Álvares Cabral partiu de Belmonte para o Brasil? Se se atrever a visitar a terra natal deste navegador e explorador português vai ter a oportunidade de conhecer o castelo - residência da família Cabral -, visitar o Museu dos Descobrimentos e, ainda, passear pela vila medieval judaica, dos últimos judeus sefarditas em Portugal, praticamente intacta.

Este Verão pode aproveitar e fazer a Rota dos Castelos. Comece o itinerário pelas aldeias de Castelo Mendo e Castelo Bom, até parar na Aldeia Histórica de Almeida. Na saída, Figueira de Castelo Rodrigo acompanha-o no seu caminho para visitar a aldeia cor de barro. Chega a Pinhel, perca-se ali, começando por Cidadelhe.

Um prato cheio de sabores.
Uma das melhores experiências quando visitamos um sítio novo é mesmo a gastronomia. É como se, através da comida, conseguíssemos conhecer e compreender ainda melhor as pessoas, as ruas e até mesmo as paisagens. Na zona das Beiras e Serra da Estrela o cenário não é diferente. Desde os queijos, o vinho, o azeite da Beira Interior, o pão tradicional, o requeijão da serra, até às cerejas do Fundão, há de tudo para todos os gostos. E se para além de provar quiser saber mais sobre estas iguarias, existem vários espaços prontos a contar-lhe tudo aquilo que precisa de saber, como é o caso do Museu do Pão, Queijo e Azeite.

No site pode escolher um dos Roteiros Sensações e Sabores, que o leva durante 3 dias pelos municípios de Fornos de Algodres, Gouveia, Celorico da Beira, Trancoso e Pinhel. Inicie a sua aventura, em Fornos de Algodres, a aprender a confecionar o pão de urtigas. Almoce em Folgosinho, onde pode degustar um magnífico cabrito assado no forno e contemplar deslumbrante paisagem do vale médio do Mondego. No dia seguinte explore a Aldeia Histórica de Linhares da Beira, com o seu esplendoroso castelo (monumento nacional), e passe pelo Solar do Queijo da Serra da Estrela para saborear o verdadeiro queijo. Termina o dia em Trancoso, a percorrer Centro Histórico, que reúne um imponente conjunto de muralhas e um Castelo milenar. O terceiro dia é destinado a experienciar o magnífico vinho produzido pelas gentes de Pinhel.

Serra da Estrela faz bem à saúde.
Que a Serra da Estrela faz bem à saúde ninguém dúvida. Nas Beiras e Serra da Estrela há um vasto conjunto de SPAs - alguns deles ligados às estâncias Termais - de excelente qualidade, vocacionados para o relaxamento do corpo e da alma. O SPAs do Fundão, Seia e Fornos de Algodres, as massagens e banhos quentes na Covilhã e Guarda, as estâncias termais de Manteigas e Sabugal e os tratamentos relaxantes de Belmonte e Mêda prometem deixar para trás o stress do dia-a-dia.

Como vê, ao planear umas férias na zona das Beiras e Serra da Estrela vai ter direito a uma experiência 360º. Natureza, aventura, cultura, gastronomia e bem-estar são as promessas para quem viajar até este paraíso natural português cheio de histórias, paisagens e momentos para partilhar!

Sentir e Viver a Serra da Estrela - um destino em estado puro - é trazido até si pela Comunidade Intermunicipal da Beiras e Serra da Estrela. Esta associação de âmbito territorial visa, em estreita articulação com a Entidade Regional do Turismo Centro de Portugal e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro no âmbito do Projeto "Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal", cofinanciado pelo Portugal 2020, Centro 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Outras Notícias