TechDays Aveiro

Dias recheados de arte e tecnologia

Dias recheados de arte e tecnologia

É um amante de tecnologia e arte? São dois temas que o fascinam e pelos quais se interessa bastante? Então está a chegar o evento que vai animar os seus dias.

Vivemos na era da tecnologia. E a tecnologia tem impacto em tudo aquilo que fazemos, desde os negócios à própria vida em sociedade.

São os chamados dias da tecnologia e já vão na sua 5ª edição. Os Techdays vão ocorrer entre os dias 10 e 12 de outubro e darão visibilidade à importância da tecnologia como acelerador da inovação em prol do desenvolvimento económico e da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. As opções são variadas. Desde conferências a exposições, reuniões de negócios a atividades de promoção da educação, este evento será o palco de vários debates sobre os mais diversos temas na área da tecnologia e inovação.

Os temas de debate são vários, desde tecnologia na saúda, arte e tecnologia, desinformação, governação das cidades inteligentes a transformação digital da indústria. Entre os oradores, é de destacar a presença de Michela Magas - fundadora do Music Tech Fest e galardoada em 2017 pela Comissão Europeia como a mulher inovadora do ano -, de Francesca Bria - do Barcelona Smart City -, Cláudia Queirós - da Ericsson Portugal -, André Corrêa d'Almeida - da Universidade de Columbia e autor do livro Smarter New York -, entre muitos outros.

Depois da sessão de abertura, no dia 10 de outubro às 09h30, vai ser feita uma visita guiada pelos mais de 100 expositores presentes. Especial destaque para as novidades tecnológicas de empresas como a Altice Labs, Bosch, Wavecom, OLI, The Navigator Company ou Ubiwhere, bem como a presença dos Cluster Nacionais TICE.PT, Centro Habitat, MOBINOV, FORUM Oceano e Têxtil, e das empresas que integram o Mobilizador 5G.

Ficou interessado em assistir a todos os debates e em participar neste evento, resta então dizer que as inscrições já estão abertas!

Tecnologia e Arte
Melhor do que dias sobre tecnologia só mesmo dias sobre tecnologia e arte. De 7 a 13 de outubro regressa também a Aveiro o CRIATECH - um evento de acesso livre que dá espaço a criações únicas que aliam as artes digitais e a tecnologia em espaço público. As criações artísticas vão passar por locais como o Teatro Aveirense, o Museu de Arte Nova, o Museu da Cidade, a Mãe de Água, a Igreja das Carmelitas e o Museu de Aveiro/Santa Joana, entre outros.

São muitos os destaques desta edição: o coletivo germânico Quadrature, assim como a vinda do finlandês Yassine Khaled, já premiados na Ars Eletrónica, em Linz. Um destaque também para a presença do coletivo Sonoscopia, a estrutura artística dedicada à arte sonora e visual de maior relevo em Portugal e que, para além da sua presença, permitirá também uma visita à Mãe de Água - antigo depósito de água, um ótimo miradouro no Parque da Cidade.

Desde famílias a simples amantes de arte sonora, visual ou digital, serão sete dias que prometem fazer as delícias de todos os visitantes.

Uma tecnologia iluminada
Depois de tecnologia e arte, é altura de falar de luz. Sim, leu bem, luz. O PRISMA/Art Light Tech é uma estreia. Nos dias 11 e 12 de outubro, a luz será o elemento central deste festival que combina várias instalações de arte contemporânea que englobam projeções, instalações e obras de som e luz, tudo isto em vários espaços da cidade e com a presença dos mais variados artistas.

Entre os criadores presentes é de destacar os franceses AV Exciters - um coletivo habituado a unir os universos da arquitetura e da criação visual -, Dan Gregor - especializado no design contemporâneo de jogos e na conceção de instalações interativas de luz - e o japonês Yasuhiro Chida - figura de renome na criação de instalações imersivas e na abordagem de temas como a consciência do espaço.

Uma das muitas características inovadoras do PRISMA é a junção do tecido artístico do local e a própria comunidade. Assim, é importante falar na participação do coletivo Ask - Aveiro Sketchers - numa batalha de desenhos ao vivo, a Digital Sketch Battle. Mas porque nem a música escapa a este evento, quem visitar estes dias cheios de luz vai poder assistir à participação dos portugueses DJ Correct e MC Toga, ambos a animar a batalha.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG