TechDays Aveiro

Minibus 5G nos Techdays Aveiro

Minibus 5G nos Techdays Aveiro

Parceria tecnológica mostra evolução a vários níveis

Um miniautocarro autónomo, com tecnologia 5G a bordo, vai estar presente nos Techdays Aveiro, no Parque de Exposições de Aveiro, para quem quiser dar uma volta nas novas tecnologias. O projeto pioneiro, que apresenta tecnologia inovadora incorporada num veículo autónomo, resulta de uma parceria entre a Altice Labs, Ericsson, CarMedia e EasyMile.

O veículo autónomo é elétrico, tem sensores que lhe permitem abrandar ou travar se tiver obstáculos à frente e atinge 25 quilómetros por hora. No interior, é facultado aos passageiros o acesso a uma plataforma de gestão de conteúdos Ultra TV (desenvolvida pela Altice Labs em parceria com a Universidade de Aveiro), através da qual os passageiros poderão aceder a serviços, informações, canais de televisão, entre outras ações.

Durante uma primeira apresentação em Aveiro, Alcino Lavrador, diretor-geral da Altice Labs, explicou que as redes de comunicação irão evoluir para permitir a proliferação de veículos autónomos. Quando as pessoas estiverem libertas do ato de conduzir, os veículos poderão assumir novas funcionalidades, permitindo "reuniões de trabalho por videoconferência, ver televisão" ou conhecer melhor as cidades em termos turísticos, exemplificou Alcino Lavrador.

"Estamos a trabalhar em equipamento que permitem conetividade com maior alcance e proliferação, a trabalhar em aplicações de televisão diferentes em que os conteúdos são o rei e não o alinhamento de canais", acrescentou o diretor-geral da Altice Labs.

Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, avançou que Aveiro tem um conjunto de investimentos previstos para se tornar uma "cidade 5G".

ver mais vídeos