TechDays Aveiro

Uma ponte entre as artes e a tecnologia

Uma ponte entre as artes e a tecnologia

De regresso à cidade de Aveiro, o Criatech e o Prisma prometem uma experiência enriquecedora a todos os que, até dia 13, se juntem a estes eventos.

Propostas para todos os públicos, com alguns dos maiores nomes internacionais e nacionais das media arts e do cruzamento entre Arte e Tecnologia, é essa a premissa do Criatech.

A edição de 2019 será feita de 23 ações, entre as quais 17 instalações interativas e quatro performances (com três concertos), envolvendo 20 artistas de sete nacionalidades diferentes. O evento vai estender-se por 13 espaços de Aveiro, desde o Museu de Arte Nova à Igreja das Carmelitas e ao Teatro Aveirense, por exemplo, numa distribuição que não esqueceu as ruas da cidade e a interpelação do seu quotidiano.

A luz como matéria-prima da criatividade

A decorrer entre os dias 11 e 12 deste mês estará também o Prisma, um festival que assume a luz como seu elemento central, combinando várias instalações de arte contemporânea, que recorrem a projeções, instalações e obras de som e luz, em vários espaços da cidade com a presença de artistas de renome internacional.

A estreia do Prisma faz-se num circuito aberto que passará por lugares como a Praça Marquês de Pombal, a Baixa de Santo António e o Museu de Aveiro / Santa Joana, por exemplo, incluindo os canais da Ria de Aveiro. Entre os artistas presentes contam-se figuras de países como Japão, Alemanha, República Checa e França, havendo ainda lugar para uma artista selecionada através de uma convocatória para uma residência artística. A música estará garantida com a presença de um DJ e um MC para animar uma batalha de sketchers digitais, na Praça da República, e uma atuação de música clássica em interação com a luz no coreto do Parque Infante Dom Pedro.

AGENDA CRIATECH

De 10 a 12 de outubro - HARP - Robyn Moody
Horário: 10h00 às 19h30
Local: Techdays 2019 - Parque de Exposições de Aveiro

Harp é uma instalação de luz, interativa, que ao ser tocada se torna num instrumento musical, que pode ser tocado por apenas uma pessoa, ou várias em simultâneo.

De 10 a 12 de outubro - MONITOR MAN - Yassine Khaled
Horário: Sem horário definido
Local: Ruas da Cidade de Aveiro

Através do uso da tecnologia e do próprio corpo, Yassine Khaled usa a performance para transgredir as fronteiras nacionais que separam as pessoas. O Monitor Man inspirou-se na atual crise de refugiados e como ela desdobra em relação à internet, aos media e à omnipresença da tecnologia.

AGENDA PRISMA

11 e 12 de outubro- ANDROMEDA - Peter Vrabel (Sk)
Horário: 19h30 - 00h00
Local: Parque da Baixa de Santo Antóni
o
São 5000 colheres iluminadas por luzes LED, criando uma instalação inesperadamente frágil e poética.

ELYSION 2.1 - Jürgen Böhn (De)
Horário: 19h30 - 00h00
Local: Canais da Ria, junto à Ponte da Dobadoura

As histórias escritas nesta instalação, composta por tendas iluminadas, tanto tocam no sensível tema da migração como fazem um tributo aos navegadores portugueses.

DIGITAL SKETCH BATTLE - ASk-Aveiro Sketchers e Criatech
Horário: 19h30 - 00h00
Local: Praça da República

A comunidade local de artistas, sketchers e desenhadores é convidada a juntar-se num evento inovador.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG