O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Descansar. Nadar. Merendar. E vice-versa

Descansar. Nadar. Merendar. E vice-versa
Produzido por:
Brand Story

Um conjunto alargado de pequenos paraísos aguarda-o na sub-região da Beira Baixa. As zonas de lazer e as praias fluviais, quase sempre rodeadas de paisagens fantásticas e devidamente infraestruturadas, são locais privilegiados para descansar o corpo e a alma. Só há uma dificuldade: escolher, tamanha é a oferta. Faça a(s) sua(s), depois de ler o que se segue.

IDANHA-A-NOVA

. Zona de lazer do Pego

São de pedra os muros que limitam o açude do Pego, servido pelas águas da barragem de Penha Garcia, que guarda na sua represa parte do caudal do rio Pônsul. A paisagem é um deslumbre, graças à imponência das rochas que a sustêm. Há aqui uma espécie de piscina natural que "bebe" da pequena queda de água que se intrometeu na "montanha" de pedras, paredes meias com a Rota dos Fósseis de Penha Garcia. Lá à frente, um conjunto preservado de moinhos torna tudo ainda mais bucólico. O percurso pedestre Rota dos Fósseis, que nos transporta por um dos mais impressionantes geomonumentos do Geopark e pelo centro desta aldeia, são apenas mais dois atrativos deste sítio idílico. Vá cedo e leve merenda: o dia passará tranquilo. A alma rejuvenesce neste paraíso.

PENAMACOR

. Zona de lazer de Benquerença

A cerca de um quilómetro da freguesia de Benquerença está aquela que, sem nenhum demérito para as restantes, é, porventura, a mais bela zona de lazer da sub-região. Conhecida por todos como "O Moinho", por existir nas imediações precisamente um moinho, já foi reconhecida, com justiça, como a segunda melhor praia fluvial do País. O relvado é gigante, as sombras são inúmeras, as infraestruturas são excelentes, a água é translúcida, a paisagem é ímpar. Aqui pode optar por repousar, nadar ou merendar. Possui estacionamento, área de serviço para autocaravanas, churrasqueira e bar de apoio. Os mais novos poderão ainda desfrutar do parque infantil. De novo: um paraíso.

. Zona de lazer de Meimão

A praia fluvial de Meimão convive com uma das mais belas paisagens protegidas de Portugal: a Reserva Natural da Serra da Malcata. E isso dá-lhe um charme muito especial. Com piscina flutuante, encaixada em plena albufeira da ribeira da Meimoa, é o local ideal para nos refrescarmos e descansarmos. Excelente para embelezar os prazeres de um passeio em família. A calma que inspira e a paisagem genuína e verdejante em que se encontra inserida esta área de lazer conferem-lhe uma identidade única.

. Praia fluvial da Meimoa

A ponte (alegadamente) romana enquadra esta bela praia fluvial. A ribeira de Meimoa, que há de desaguar no rio Zêzere, serve prazerosamente a água aos banhistas. Bem infraestruturada, a zona de banhos está delimitada por paredões. À sua volta encontramos as estruturas de apoio. O bar com esplanada é fantástico. Aproveite para petiscar, se não quiser levar farnel. Há, ainda, uma área desportiva com campos de futebol praia e de futsal. Também é possível alugar canoas ou gaivotas junto ao bar. Mais um pequeno paraíso.

PROENÇA-A-NOVA

. Praia Fluvial do Malhadal

Na base da Serra das Corgas, por onde serpenteia a Ribeira da Isna (afluente do Rio Zêzere), a praia fluvial do Malhadal é um fantástico local de descanso e de contacto com a natureza.

Temos um quilómetro inteiro de água para percorrer, sempre acompanhados por vegetação abundante e relevo acidentado. É aqui que se localiza o primeiro parque aquático fluvial da Região Centro, o Fluvifun, equipado com escorregas, trampolins e escaladas, um "doce" para os mais novos. Além de uma piscina fluvial na ribeira de Isna, existe um bar com esplanada, casas de banho, churrasqueira e parques de merendas. Outro paraíso.

Praia fluvial da Aldeia Ruiva

A beleza natural da ribeira da Isna enche o olho. A represa tem vários desníveis, o que garante maior segurança a crianças e adultos. Na área envolvente, os utentes podem escolher entre duas extensas zonas (relva ou areia), com diversos locais para repouso.
A cadeira anfíbia disponível e a ampla rampa de acesso à água fazem desta uma praia ideal para pessoas com dificuldades motoras.

. Praia fluvial da Fróia

A água límpida e cristalina das nascentes da ribeira de Fróia, a frescura e a beleza natural do espaço são os principais traços desta praia que tem vindo a merecer diversas distinções, entre elas a reclassificação de Praia Qualidade de Ouro, em 2019. Além do largo passeio, onde se podem estender as toalhas, a praia tem uma zona de areal, com um pequeno parque infantil. Junto à praia está instalado o Centro de BTT de Fróia, a partir do qual pode conhecer de bicicleta algumas das mais belas paisagens de Proença-a-Nova.

OLEIROS

Praia Fluvial de Álvaro

É um mimo, este sítio localizado na Aldeia de Xisto de Álvaro. À medida que se vislumbra o rio e se deixa a antiga vila para descer em direção à praia, avista-se uma vasta extensão de água e uma envolvente de rara beleza. Recatado e longe do reboliço, o local encanta pela tranquilidade que permite descanso e contacto com a natureza em estado puro. A praia dispõe de uma piscina flutuante, dividida em duas partes: uma para adultos, outra para crianças. Parque infantil, parque de merendas e bar apoiam a praia. A prática de atividades desportivas e de lazer, como a pesca, canoagem, desportos aquáticos e passeios de barco, é mais uma vantagem deste pequeno paraíso.

Praia Fluvial de Açude Pinto

Com um aproveitamento exemplar da ribeira e das respetivas margens, a praia fluvial de Açude Pinto (obteve, já este ano, a Bandeira Azul) dispõe de todas as infraestruturas necessárias para que o visitante usufrua de belos dias de lazer e calma. Há imensas sombras, relva q.b e duas piscinas (uma para os mais novos e outra mais profunda).Há zona de solário, parque infantil, parque de merendas e esplanada. Há, portanto, mais um paraíso à sua disposição.

O Camping de Oleiros fica próximo. Nas imediações, é possível praticar desporto, pescar ou conhecer alguns percursos pedestres.

Praia Fluvial de Cambas

A área verde é grande e o aproveitamento natural do rio Zêzere é excelente. O amplo espaço envolvente e a quantidade de água disponível permitem a prática de desporto, como futebol, vólei de praia e atividades náuticas (canoagem e remo) Outro dos atrativos do local é o açude com uma cascata que espelha a frescura do rio. Tome boa nota da fauna piscícola existente nas imediações.

​​​​VILA VELHA DE RÓDÃO

Zona de lazer de Foz do Cobrão

Situa-se nas margens do ribeiro do Cobrão, na Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão. As obras de requalificação e valorização, realizadas em 2016, deram-lhe outro charme. Foi criada uma piscina fluvial. Já este ano, de modo a responder ao aumento da procura turística da aldeia e a melhorar as condições de conforto e segurança dos visitantes, o espaço foi alvo de uma intervenção para o dotar de infraestruturas de apoio (balneários, bar de apoio com esplanada, espaço para equipamentos de salvamento), um parque de estacionamento, acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida e espaços verdes. O enorme Penedo dos Cágados "estacionado" no meio da água é incrível. O paraíso, de novo.

P.S. O que ver, o que fazer e onde ficar durante a visita a estes paraísos? Está tudo aqui, aqui e aqui.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG