Conteúdo Patrocinado

"Conseguimos chegar aqui com sucesso porque as soluções que apresentamos nós fazemo-las bem"

"Conseguimos chegar aqui com sucesso porque as soluções que apresentamos nós fazemo-las bem"
Produzido por:
Brand Story

Foi fundada em 1991 como simples empresa de limpeza, mas volvidas três décadas é um grupo empresarial com uma atividade diversificada que começa já a olhar para outros setores. Hoje entregue ao filho do fundador, Ricardo Gonçalves Cerqueira, CEO, a Euromex é uma empresa robusta, fiável e capaz de responder a desafios como a Covid-19.

A filosofia do fazer bem acho que está inerente a qualquer profissional, que é ser reconhecido por fazer bem a sua tarefa", afiança Ricardo Gonçalves Cerqueira, CEO da Euromex como que para explicar o segredo do êxito da empresa que gere sozinho há seis anos. "Conseguimos chegar aqui com sucesso e crescimento porque, efetivamente, as soluções que apresentamos nós fazemo-las bem: implementamo-las bem no terreno e os nossos clientes sabem que podem confiar naquilo que nós propomos adotar", explica.

Ricardo Gonçalves Cerqueira não tem dúvidas da receita a seguir para os próximos anos. "Fazer bem, com as equipas que nos acompanham, com os clientes que nos acompanham, é acima de tudo também, garantir o sucesso para mais 10, 15 ou 20 anos".

Em 2021, a Euromex comemora 30 anos. E fá-lo como uma empresa bastante mais consolidada e financeiramente mais robusta. Face às concorrentes, diz Ricardo Gonçalves Cerqueira que a sua empresa se distingue pelas soluções fiáveis que apresenta e porque é das poucas que está no mercado com capitais 100% portugueses.

"Diferenciamo-nos pela solidez daquilo que apresentamos, pelas soluções que apresentamos, somos hoje especialistas na área da saúde e, enfim, noutras áreas: nos transportes, nas infraestruturas, no setor público, mas também no setor privado", salienta o CEO.

Face à concorrência, a Euromex distingue-se pelas soluções fiáveis que apresenta

As preocupações ambientais também foram, desde cedo, outro dos polos diferenciadores da Euromex, tendo conta que a sua atividade lida diariamente químicos e detergentes e tem impactos ambientais. "Temos vários cuidados, tomamos várias medidas internas para minimizar o impacto no uso de energia e os produtos que nós usamos são considerados eco-friendly", garante Ricardo Gonçalves Cerqueira.

Desde que há seis anos assumiu sozinho a gestão da empresa, o crescimento e a diversificação da Euromex também continuou: foi criado um grupo empresarial, duas sociedades, e os olhos viraram-se para outros mercados [ver caixa].

Quanto ao futuro, não é visto à distância de uma década. "Aquilo que eu espero é que ao fim não de 10, mas de 30 anos, consigamos estar aqui com a mesma dinâmica, a mesma robustez financeira, a mesma solidez e dando respostas nos mercados e nos vários setores onde hoje nos posicionamos", diz Ricardo Gonçalves Cerqueira.

Um conto com 30 anos

Contada assim a história, parece que levar, em três décadas, a Euromex de normalíssima empresa de limpezas ao grupo empresarial foi fácil. Mas por trás desta evolução ficaram anos de dedicação e esforço da família Cerqueira e dos seus colaboradores. Ficou, sobretudo, o sentido de oportunidade e visão de um homem.

"A empresa foi fundada pelo meu pai, em 1991, e nem sequer tinha esta designação, chamava-se Companhia de Limpezas Mecanizadas", conta Ricardo Gonçalves Cerqueira. "E começou como uma empresa de cariz familiar, como muitas começam: muito focada num tipo de serviço em clientes mais pequenos, num tipo de prestação só na limpeza."

Quinze anos depois adota a designação atual. Hoje, a Euromex está dispersa do norte ao Algarve, chegou aos arquipélagos dos Açores e Madeira, dá emprego a 4.000 pessoas e diversificou a sua atividade [ver caixa]. "Não estamos unicamente na limpeza", explica o CEO da Euromex.

"Estamos também presentes na área das infraestruturas, meios de transporte, no segmento da administração pública", continua o administrador. Edifícios públicos como as câmaras municipais de Lisboa, de Sintra e do Porto, entre outros, também beneficiam dos cuidados da Euromex.

"Dentro da limpeza conseguimos criar uma série de segmentos específicos, muito na área da saúde - somos especialistas na área da saúde", sublinha.

A especialização dos serviços da Euromex leva a que vejamos os seus uniformes em funcionários e máquinas tratando da higienização e limpeza de hospitais de norte a sul do país, como sejam o Hospital da Prelada ou de São João, no Porto, ou o Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, entre outros. "Estamos, a nível nacional, em mais de 30 unidades hospitalares: hospitais, unidades locais de saúde...", avança Ricardo Gonçalves Cerqueira.

Razão por que a pandemia de Covid-19 constituiu um desafio especialmente complexo para a Euromex. "Tivemos de reorientar a nossa operação no setor da saúde, apostar em inovação - de metodologias, de equipamento, de maquinarias - e também de sublinhar a questão da formação", disse o CEO da empresa. Ricardo Gonçalves Cerqueira admitiu que, tal como o mundo inteiro, na Euromex não se sabia exatamente qual era o alcance e a perigosidade da doença, por isso a saída foi apostar sempre muito na formação dos seus colaboradores e equipas, para dar a melhor resposta possível lado a lado com os seus clientes do setor da saúde.

"Foi um período muito exigente e muito desafiante, mas também sinto que, volvidos quase dois anos, cumprimos bem essa nossa missão no setor da saúde", afirmou.

SOBRE O QUE FAZEMOS

A Euromex Grupo é hoje constituída por duas sociedades. A Euro Facilities que, mais do que limpezas presta facility services, isto é, disponibiliza um portfólio de serviços diversos, integrados e complementares entre si, que passam pela higienização e limpeza industrial e mecanizada, e pelo fornecimento, gestão e a distribuição de combustíveis de higiene. Serviços que tanto presta no setor privado, como no público, estando especializada na área da saúde, das infraestruturas, transportes e da administração pública administrativa. Depois há a Euro Fidúcia, a outra sociedade que está ligada à gestão de ativos imobiliários.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG