O Jogo ao Vivo

Conteúdo Patrocinado

Mobilidade para todos

Produzido por:
Brand Story

MOB+ assegura transporte porta a porta em Gaia

O primeiro projeto de mobilidade de proximidade em Gaia, o transporte porta a porta, chama-se MOB+. Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e diferentes juntas de freguesia, com o objetivo de proporcionar uma maior mobilidade a todos os cidadãos do concelho.

Foi inicialmente implementado na União de Freguesias de Grijó e Sermonde, mas já está em funcionamento para os residentes na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo e Mafamude e Vilar do Paraíso. Em breve chegará às freguesias de Canidelo, de Oliveira do Douro e de Avintes. O objetivo é abranger a todo o concelho num futuro próximo.

Este novo serviço permite a mobilidade, de forma gratuita, à população da freguesia para determinados destinos que não sejam garantidos pela rede de transportes públicos, nomeadamente junta de freguesia, posto de correios, centros de saúde e paragem de autocarro para deslocações ao hospital. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, não estando em circulação aos feriados e tolerâncias de ponto.

Na União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo estão abrangidas todas as pessoas aqui recenseadas, ou, no caso de menores, um dos progenitores deve estar recenseado nesta união de freguesias. É dada prioridade a cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos e portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. No caso de transporte para o centro de saúde ou para uma deslocação a uma paragem de autocarro para o hospital, o munícipe deverá contactar o motorista, avisando-o do término da consulta para que este o vá buscar dentro do horário do serviço. As marcações deverão ser feitas por telefone (227 842 106/ 919 102 529) ou por email (geral@pedroso-seixezelo.pt). Filipe Lopes, presidente da União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, adianta que este é um serviço muito procurado pela população. "Todos os dias temos realizado serviços".

Na União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, o MOB+ tem como destinatários os residentes com mais de 70 anos ou com mobilidade reduzida. As marcações deverão ser feitas por telefone (227 151 090 / 962 983 879 / 917 060 925) ou por email (geral@mafamudevilarparaiso.pt).

Na União de Freguesias de Grijó e Sermonde, este serviço está disponível nos dias úteis, entre as 9 e as 16 horas, devendo ser solicitado e agendado via telefone, através dos contactos disponibilizados para o efeito: 227 640 215 / 227 649 491.

A estas uniões de freguesias irão juntar-se, em breve, as juntas de Canidelo, de Oliveira do Douro e de Avintes. Aqui, a Câmara aprovou o apoio no montante de 30 mil euros, 36 mil e 36 mil respetivamente, para a aquisição de veículos de nove lugares, que permitem a operacionalização do MOB+ naquelas freguesias.

Este serviço é totalmente gratuito para os moradores, tendo as juntas e uniões de freguesias contado com o apoio da Câmara Municipal para a aquisição das carrinhas, e sendo a manutenção do transporte da responsabilidade da união de freguesias, uma avaliação que será feita anualmente juntamente com a autarquia. Prevendo-se que a procura seja superior ao expectável, pondera-se a aquisição de mais viaturas para responder às necessidades da população.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG